Conservação da fauna na Educação Básica: investigação sobre as contribuições dos espaços formais e não-formais de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13568

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Conservação da Natureza. Educação Não-Formal.

Resumo

A conservação da fauna relaciona-se à saúde dos ecossistemas, tornando-se um tema relevante da Educação Ambiental. Investigamos como espaços formais e não formais têm contribuído para este tema, na Educação Básica. Analisamos trabalhos publicados em 22 edições de congressos científicos, de âmbito nacional e internacional. Foi observado que as práticas educativas têm acontecido, em maioria, no espaço formal (62,11%), com alunos do ensino fundamental (46,32%), vinculados a escolas públicas (63,13%). Observamos a prevalência de uma abordagem mais zoológica, científica, em detrimento de uma abordagem holística. Sugerimos a necessidade de alcançar igualmente todos os níveis de ensino, além de uma abordagem socioambiental e crítica.

Biografia do Autor

  • Ana Maria Nievas, Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Avançado Arcos.

    Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo; Docente Colaboradora na Universidade Estadual do Paraná; Pós-graduanda de Especialização em Docência no Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Avançado Arcos.

  • Andréa Ferreira Souto, Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Avançado Arcos.

    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais; Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás; Pós-graduanda de Especialização em Docência no Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Avançado Arcos.

  • Cláudio Alves Pereira, Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Avançado Arcos.

    Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras; Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo; Docente no Programa de Pós-graduação de Especialização em Docência no Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Avançado Arcos.

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Publicado

01-06-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

NIEVAS, Ana Maria; SOUTO, Andréa Ferreira; PEREIRA, Cláudio Alves. Conservação da fauna na Educação Básica: investigação sobre as contribuições dos espaços formais e não-formais de ensino. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 17, n. 3, p. 416–432, 2022. DOI: 10.34024/revbea.2022.v17.13568. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/13568. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2022-03-08
Aprovado 2022-03-23
Publicado 2022-06-01