Potencialidades de práticas em Educação Ambiental crítica no ensino fundamental por meio dos parques públicos urbanos

Autores

  • Renata Bugança Scheleder Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Edilson Pontarolo Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12892

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica; Educação Ambiental Crítica; Parque público urbano; Práticas Pedagógicas; Ensino Fundamental.

Resumo

Neste artigo, apresento resultados da pesquisa de mestrado, que teve por objetivo analisar a prática de Educação Ambiental escolar envolvendo parques urbanos, considerando oportunidades e dificuldades encontradas pelos professores em utilizar esses espaços à luz dos fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica. Esta pesquisa qualitativa foi realizada em quatro escolas de ensino fundamental, em Pato Branco, Paraná, com a participação de 29 professores da rede pública municipal de educação. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado e entrevista. Sua análise evidenciou como os docentes percebem os parques urbanos e como os exploram na realização de atividades pedagógicas de Educação Ambiental.  

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

Scheleder, R. B., & Pontarolo, E. (2022). Potencialidades de práticas em Educação Ambiental crítica no ensino fundamental por meio dos parques públicos urbanos. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(6), 80–98. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12892

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-10-29
Aceito: 2022-10-03
Publicado: 2022-12-01