Dimensões da sustentabilidade em cursos de licenciatura a distância da área de ciências naturais: estudo dos projetos pedagógicos

Autores

  • Dionísia Fernanda Paixão Santos Universidade Federal do Maranhão
  • Carlos Erick Brito de Sousa Universidade Federal do Maranhão
  • Sannya Fernanda Nunes Rodrigues Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.12195

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Formação Docente, Educação a Distância

Resumo

O estudo realiza uma análise das dimensões da sustentabilidade nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura a distância da área de Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão. Para isso, optamos por uma abordagem qualitativa que abrange, enquanto procedimentos técnicos, análise documental. A linha metodológica adotada, para as análises dos projetos pedagógicos, foi a análise de conteúdo proposta por Bardin, complementada com o software IRAMUTEQ. A partir dos dados coletados, verificamos os cursos sinalizam princípios das dimensões da sustentabilidade para a formação de uma cidadania ambiental e para formação de sujeitos éticos e críticos, em contrapartida, os currículos dos cursos estão estruturados de forma linear o que dificulta o trabalho interdisciplinar. Deste modo, a interdisciplinaridade é vista como uma possibilidade de articulação entre as diferentes dimensões da sustentabilidade.

Biografia do Autor

  • Dionísia Fernanda Paixão Santos, Universidade Federal do Maranhão

    Mestranda em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão..

  • Carlos Erick Brito de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

    Professor Adjunto da Universidade Federal do maranhão. Doutor em Educação e Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão.

     

  • Sannya Fernanda Nunes Rodrigues, Universidade Estadual do Maranhão

    Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão. Doutora e Mestra em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro.

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Publicado

01-12-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANTOS, Dionísia Fernanda Paixão; SOUSA, Carlos Erick Brito de; RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes. Dimensões da sustentabilidade em cursos de licenciatura a distância da área de ciências naturais: estudo dos projetos pedagógicos. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 16, n. 6, p. 466–481, 2021. DOI: 10.34024/revbea.2021.v16.12195. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/12195. Acesso em: 15 dez. 2025.
Recebido 2021-05-20
Aprovado 2021-08-23
Publicado 2021-12-01