A importância da educação socioambiental em tempos de pandemia: estratégias e experiências para o ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12124

Palavras-chave:

Ensino Remoto; Geografia; Educação Socioambiental.

Resumo

A presente pesquisa apresenta uma reflexão sobre a importância mediação didática significativa para o ensino da Educação Socioambiental, por meio do uso metodológico de recursos lúdicos-pedagógicos e atividades práticas de horticultura doméstica, realizada na Escola de 1º Grau Pollyana, no município de Catalão (GO) com os alunos do Ensino Fundamental II via ensino remoto. O objetivo da pesquisa é elencar a importância a Educação Socioambiental em tempos de pandemia. A metodologia ocorreu de forma qualitativa e quantitativa, sendo realizada a partir da pesquisa bibliográfica, documental e experimental. Todas as atividades obtiveram ótimos resultados e foram construídas a partir da realidade do alunado, levando a tomada de consciência ambiental, por meio das mudanças escola-casa.

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Biografia do Autor

Leonoura Katarina santos, Universidade Federal de Catalão

Graduada em Licenciatura plena em Geografia. Bacharelanda em Geografia. Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - Regional Catalão/UFG.

Alex Lourenço dos Santos, Universidade Federal de Catalão

Possui graduação Licenciatura Plena em Geografia pela UFG/Regional Catalão. 2ª Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Intervale. Pós-graduação Lato-sensu em Educação Infantil com Ênfase em Educação Especial pela Faculdade Futura e Mestrado Acadêmico em Geografia pelo PPGGC da UFG/Regional Catalão. Atualmente é professor efetivo na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais e no Colégio Objetivo no município de Fronteira.

Odelfa Rosa, Universidade Federal de Catalão

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Atualmente é professora efetiva curso de Geografia - Campus de Catalão e professor adjunto II da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Cartografia Básica, Cartografia Escolar, Didática para o Ensino de Geografia. É membro do NEPSA - Núcleo de Estudos e Pesquisas Sócio Ambientais de Catalão (GO) e do Grupo de Pesquisa Dinâmica dos Ambientes, Planejamento e Gestão Ambiental de Catalão (GO). Atualmente é Vice-Coordenadora do Curso de Geografia da UAE/ Geografia da Regional Catalão.

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Publicado

01-04-2022

Como Citar

santos, L. K., Santos, A. L. dos, & Rosa, O. . (2022). A importância da educação socioambiental em tempos de pandemia: estratégias e experiências para o ensino remoto. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(2), 349–368. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12124

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-05-10
Aceito: 2022-02-01
Publicado: 2022-04-01