Implantação de sistema de coleta seletiva como instrumento de transformação socioambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12036

Palavras-chave:

Resíduos Sólidos Urbano, Educação Ambiental, Percepção Ambiental

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi a implantação de um sistema de coleta seletiva em um condomínio em São Luís/MA, visando a destinação correta dos resíduos, além da promoção da Educação Ambiental. Inicialmente foi realizado um diagnóstico para avaliar a percepção sobre Coleta Seletiva, por meio de abordagens e aplicação de um formulário. Posteriormente houve a construção e instalação de coletores e elaboração de material gráfico educativo. O diagnóstico mostrou que os moradores tinham interesse na implantação do sistema de coleta seletiva, porém a maioria não sabia como segregar os resíduos. Por fim, percebe-se a necessidade da sensibilização ambiental dos moradores a partir das ferramentas de Educação Ambiental.

Biografia do Autor

  • Igor Cavalcante Viana, Universidade CEUMA

    Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Ceuma

  • Daniel Rocha Pereira, Universidade CEUMA

    Mestre em Energia e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Engenheiro Ambiental pela Universidade CEUMA/MA; Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá (UNESA); Especialista em Formas Alternativas de Energia pela Universidade Federal de Lavras  (UFLA); Especialista em Análise de Riscos Ambientais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Especialista em Planejamento e Manejo Integrado dos Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela rede Bionorte/MA; Docente e Pesquisador na Universidade CEUMA em São Luís/MA; Consultor na Empresa COMSEGMA Treinamentos e Serviços LTDA/MA;

  • Itapotiara do Carmo Corrêa Vilas Bôas, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

    Graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Mestre em Geologia - Estratigrafia e Paleontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Docente na Faculdade Pitágoras, Campus Turu, São Luís/MA e Bolsista na Superintendência de Recursos Hídricos na Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Estado do Maranhão – SEMA, para Proteção de Águas Subterrâneas e Outorga de Diluição de Efluentes.

  • Osman José de Aguiar Gerude Neto, Universidade CEUMA

    Graduado em Zootecnia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela rede Bionorte - MA; Docente e pesquisador na Universidade CEUMA em São Luís/MA.

  • Mateus Gomes Ramos, Universidade CEUMA

    Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Ceuma; Técnico Agrícola pelo IFMA.

  • Talles Augusto Gomes Costa Silva, Universidade CEUMA

    Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Ceuma/MA.

Referências

ABRELPE. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2019 – 2020. São Paulo: ABRELPE, 2020. Disponível em: <https://abrelpe.org.br/panorama/>. Acesso em: 08 set. 2020.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 10004: Resíduos Sólidos – Classificação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.

BERNARD, H. R. Research methods in cultural anthropology. Sage Publications, Newbury Park, 1988. 520p.

BESEN, G. R., Coleta seletiva com inclusão de catadores: construção participativa de indicadores e índices de sustentabilidade. [tese de doutorado]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública/USP. 2011

BRINGHENTI, J.R.; GUNTHER, W.M.R. Participação social em programas de coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos. Engenharia Sanitária Ambiental, Rio de Janeiro, v. 16, n. 4, dez.2011.

COSTA, E. R. H.; BRINGHENTI, J.; LAIGNIER, I. T. R.; SANTANA, R. D.; GUNTHER, W. M. R.; SILVA, W. S. A participação social em programas de coleta seletiva por postos de entrega voluntária no município de Vitória (ES). Anais do 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Campo Grande/MS. 2005.

DIAS, R. Gestão Ambiental: Responsabilidade Social e Sustentabilidade. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2010.

GOUVEIA, N. Resíduos sólidos urbanos: impactos socioambientais e perspectiva de manejo sustentável com inclusão social. Ciência e Saúde Coletiva, v.17 (06), 2012.

PEREIRA, M.C.G.; TEIXEIRA, M.A.C. A inclusão de catadores em programas de coleta seletiva: da agenda local à nacional. Cad. Ebape.Br, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, ago. 2011.

RIBEIRO, Helena; BESEN, Gina Rizpah. Panorama da coleta seletiva no Brasil: desafios e perspectivas a partir de três estudos de caso. Revista de Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente, São Paulo, v. 2, n. 1, ago. 2007.

SANTANA, H.C. Percepção, motivações e barreiras dos moradores para participação em programas de coleta seletiva de resíduos sólidos domiciliares na microrregião de Ouro Preto (MG). Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Ouro Preto. Núcleo de Pesquisas e Pós-graduação em Engenharia Ambiental. 2013.

SOUZA, J.B.; RIBEIRO, K.V.; BATISTA, M.S.; SANTOS, KELLY P. Feirantes do extremo sul piauiense: percepção ambiental e produção de resíduos sólidos. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.16, n.2, p.259-276, 2021.

Downloads

Publicado

01-02-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

VIANA, Igor Cavalcante; PEREIRA, Daniel Rocha; BÔAS, Itapotiara do Carmo Corrêa Vilas; GERUDE NETO, Osman José de Aguiar; RAMOS, Mateus Gomes; SILVA, Talles Augusto Gomes Costa. Implantação de sistema de coleta seletiva como instrumento de transformação socioambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 17, n. 1, p. 418–432, 2022. DOI: 10.34024/revbea.2022.v17.12036. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/12036. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2021-04-21
Aprovado 2021-12-06
Publicado 2022-02-01