Educação Ambiental no curso de graduação em ciências socioambientais da Universidade Federal de Minas Gerais: uma reflexão sobre a ambientalização no ensino superior

Autores

  • Ely Bergo de Carvalho Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carolina Quinetti Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luís Otavio Pimenta Cruz Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-7914-5584
  • Vitor Meinberg Cunha Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-6849-1908

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.11879

Palavras-chave:

Ciências Socioambientais; Ensino Superior; Educação Ambiental; Ambientalização; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental.

Resumo

A legislação brasileira determina a inserção da Educação Ambiental na graduação, mas a ambientalização do ensino superior é um grande desafio. O bacharelado em Ciências Socioambientais da Universidade Federal de Minas Gerais é um caso excepcional para tal inserção, pois é interdisciplinar e voltado para a área ambiental. O objetivo da presente pesquisa é compreender a inserção da Educação Ambiental e a percepção dos discentes e egressos em tal caso, usando questionários e análise documental. Resulta que a Educação Ambiental aparece de forma interdisciplinar e contextualizada, mas desarticulada, já a percepção é variada, do tipo pragmática, conservacionista e histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ely Bergo de Carvalho Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Orienta no Programa de Pós-graduação em História da UFMG (conceito 7 CAPES) nos seguintes temas: História Ambiental; Identidades e conflitos na apropriação da natureza; Conflitos Agrários; Práticas e representações na apropriação do Mundo Natural; História da Ciência e da Técnica, História do Brasil República. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (1999), mestrado (2004) e doutorado (2008) em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Doutorado na University of California, Santa Cruz (2015-2016).

Carolina Quinetti Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Técnica em Meio Ambiente pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Graduanda em Ciências Socioambientais pela Universidade Federal de Minas Gerais; Iniciação Científica Voluntária em Educação Ambiental no Ensino Superior

Luís Otavio Pimenta Cruz, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade FUMEC. Atualmente é Analista Executivo na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais. Tem experiência na área de gestão de resíduos sólidos e sistema de gestão ambiental.

Vitor Meinberg Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998). Atualmente é peb3-h professor de ciências e biologia - Secretaria de Educação de Minas Gerais. Tem experiência na área de educação fundamental

Referências

ARAÚJO, M.I.O. A universidade e a formação de professores para a Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, Brasília, n. 0, p. 71-78, nov. 2004.

BORGES, R.L.; OLIVEIRA, R.V.R. Percepção Ambiental no Ensino Superior: Estudo de Caso no Curso de Ciências Biológicas. São Paulo: Novas Edições Acadêmicas, 2018. 90 p.

BRAGA, W.R.O.; MORAES, N.R.; BAPTISTA, R.D.; PUTTI, F.F.; BRAGA JÚNIOR, S.S. A construção da percepção ambiental de estudantes universitários brasileiros. Revista Observatório, Tocantins, v. 4, n. 3, p. 1076-1106, abr. 2018.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei nº. 9.795, 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, n. 79, 28 abr. 1999. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/DOU/1999/04/28. Acesso em: 8 maio 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, 18 jun. 2012. Seção 1. p. 70. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/DOU/2012/06/18. Acesso em: 14 jul. 2019.

BRÜGGER, P. Educação ou adestramento ambiental. 3. ed. rev. e ampl. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004. 197 p.

CARVALHO, E.B.; CARMO, N.C.C.; HATAKEYAMA, R. Do Projeto Pedagógico à Prática: Um estudo sobre os egressos do curso de Ciências Socioambientais. In: LAS CASAS, E.B.; CUNHA, D.; QUEIROZ, T. (org.). UFMG Pesquisa Egressos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019. p. 291-317. E-Book. Disponível em: https://www.editoraufmg.com.br/#/pages/ebook/782. Acesso em: 4 fev. 2020.

CARVALHO, E.B.; FONSECA, C.R. Educação Ambiental no Ensino Superior Brasileiro: entre o adestramento e a racionalidade ambiental. In: ESCHENHAGEN DURÁN, M.L.; LÓPEZ-PÉREZ, F. (org.). Ambientalización de la educación superior en América Latina: propuestas teóricas para su fundamentación. Medellin: UPB, 2016. p. 97-112.

CARVALHO, I.C.M.; MUHLE, R.P. Educação Ambiental: o problema das classificações e o cansaço de árvores. In: OLIVEIRA, Marcia Maria Dosciatti de et al. (org.). Cidadania, meio ambiente e sustentabilidade. Caxias do Sul, RS: Educs, 2017. p. 169-183.

ESCHENHAGEN DURÁN, M.L. Presentación. In: ESCHENHAGEN DURÁN, M.L.; LÓPEZ-PÉREZ, F. (org.). Ambientalización de la educación superior en América Latina: propuestas teóricas para su fundamentación. Medellin: UPB, 2016. p. 11-15.

GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 248 p.

GUIMARÃES, S.S.M.; INFORSATO, E.C. A percepção de Biologia e sua formação em Educação Ambiental em questão. Ciência & Educação, Bauru, v. 18, n. 3, p. 737-754, jan. 2012.

LAYRARGUES, P.P.; LIMA, G.F.C. As macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 23-40, jan./mar. 2014.

LEFF, E. Ambiente, interdisciplinariedad y currículum universitário: La educación superior en la perspectiva del desarrollo. In: El Curriculum de cara al nuevo milênio. México: CESU-UNAM, 1993. p. 22-28.

LEFF, E. Racionalidade ambiental: a reapropriação social da natureza. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. 555 p.

LEFF, E. Saber Ambiental. Petrópolis: Vozes, 2001. 343 p.

LOPES, T.M.; ZANCUL, M.C.S. A inclusão de temas ambientais nos cursos de Ciências Biológicas de universidades públicas paulistas. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 29. p. 1-16, jul./dez. 2012.

NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: TRIOM, 1999. 185 p.

PASE, J.; NORO, G.B.; MEDEIROS, F.S.B.; WEISE, A.D. Educação Ambiental na Universidade: Percepção dos Acadêmicos do Curso de Administração em Santa Maria - RS. Capital Científico, Guarapuava, v. 12, n. 2, p. 53-57, abr./jun. 2014.

REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 1995. 87 p.

ROMÃO, E.L.; BARGOS, D.C.; SILVA, L.A.G.; MELO, L.R. Percepção ambiental de alunos de graduação em engenharia sobre a importância da Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, Rio Grande, v. 15, n. 1, p. 194-208, 2020.

SÁ-SILVA, J.R.; ALMEIDA, C.D.; GUINDANI, J.F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Rio Grande, v. 1, p. 1-15, 2009.

SILVA, A.N.; WACHHOLZ, C.B.; CARVALHO, I.C.M. Ambientalização curricular: uma análise a partir das disciplinas ambientalmente orientadas na PUCRS. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 33, n. 2, p. 209–226, 2016.

SOUZA, P.V.T.; AMAURO, N.Q.; PAULA, A.G.; RODRIGUES FILHO, G. A Educação Ambiental nas aulas de química do Ensino Superior: resultados de uma investigação realizada em uma universidade pública brasileira. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 10., 2017, Sevilha. Anais [...]. Sevilha, 2017. p. 3455-3460. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/147043013.pdf. Acesso em: 7 maio 2019.

SOUZA, V.M. Uma discussão sobre a inserção do Meio Ambiente no curriculum dos cursos “ambientais” em Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro. 2011. 202 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.

THOMAZ, C.E.; CAMARGO, D.M.P. Educação Ambiental no Ensino Superior: múltiplos olhares. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 18, p. 1-18, jan./jun. 2007.

UFMG. Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2023. Belo Horizonte, 2018. 372 p.

UFMG. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Socioambientais. Belo Horizonte, 2012. 71 p.

VEIGA, R.C.A.; NUNES, M.L.R.L.; RODRIGUES, M.A.; XIMENES, V.L. A temática Meio Ambiente no Ensino Superior em uma instituição localizada em Teresina - Piauí. Holos, Teresina, v. 2, p. 206-215, maio. 2013.

Downloads

Publicado

01-02-2022

Como Citar

Carvalho, E. B. de C., Ribeiro, C. Q., Cruz, L. O. P., & Cunha, V. M. (2022). Educação Ambiental no curso de graduação em ciências socioambientais da Universidade Federal de Minas Gerais: uma reflexão sobre a ambientalização no ensino superior: . Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(1), 455–476. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.11879

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2021-03-13
Aceito: 2021-12-06
Publicado: 2022-02-01