Aspectos da Educação Ambiental crítica: reflexões sobre as desigualdades na pandemia da COVID-19

Autores

  • Carolina Borghi Mendes Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, PR
  • Ana Paula Biondo Lhamas Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, PR
  • Jorge Sobral da Silva Maia Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, PR

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10854

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, Pandemia, Desigualdades Econômicas, Crise Socioambiental

Resumo

A pandemia da COVID-19 evidenciou como a saúde dos indivíduos é acometida na relação em que estes possuem com o meio onde vivem. O presente estudo teórico se propõe a realizar uma análise sobre as implicações da atual situação pandêmica no acometimento das classes sociais historicamente exploradas e expropriadas por meio de certas determinações e de suas consequências diante do Estado neoliberal. Para tanto, discorremos sobre a importância de um processo educativo ambiental que permita aos indivíduos compreenderem em profundidade a crise socioambiental em meio à pandemia como instrumento para busca de sociedades sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Borghi Mendes, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, PR

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru/SP e graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA), vinculado ao mesmo Programa de Pós-Graduação, e do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Ensino de Ciências (LEPEC), da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Jacarezinho/PR (UENP-CJ). Atualmente é Professora Colaboradora nas disciplinas Metodologia e Prática de Ensino de Ciências e Estágio Supervisionado, Psicologia da Educação, Educação das Relações Étnico-raciais e Coordenadora de Estágio Obrigatório Supervisionado, do Colegiado de Ciências Biológicas, no Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) na UENP-CJ. Foi Professora bolsista das disciplinas Educação Ambiental; História da Educação Brasileira; Metodologia e Prática de Ensino de Ciências nas relações entre Ciência, Sociedade e Temas Ambientais e Estágio Supervisionado; Metodologia e Prática de ensino de Ciências e Biologia: currículo e processos de avaliação e Estagio Supervisionado em ensino de Ciências e Biologia e processo de avaliação, vinculadas aos Departamentos de Educação e de Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências, UNESP/Bauru, e professora nas disciplinas de Didática para Biologia, Didática para a Matemática e Políticas Educacionais para a Educação Básica, Colegiado de Ciências Biológicas, CCHE, UENP-CJ. Tem experiência na Educação Básica e Superior. Atua principalmente nas áreas: Educação Ambiental; Fundamentos da Educação; Formação de Professores; Ensino de Ciências e Biologia; Estágio Supervisionado e Políticas Educacionais.

Ana Paula Biondo Lhamas, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, PR

Graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Campus Jacarezinho-PR. Participou como bolsista (2018-2020) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vinculado à CAPES. É membro do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Ensino de Ciências (LEPEC), da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Jacarezinho/PR (UENP-CJ). Atua como membro do Centro Acadêmico de Ciências Biológicas desde 2017. Participa do Programa de Iniciação Científica Voluntária da UENP desde 2018, desenvolvendo pesquisas e produções relacionadas à Educação Ambiental, com ênfase em Saneamento Básico. Foi extensionista no Projeto Educação Ambiental Crítica: Fundamentos Teóricos e Possibilidades de Ações, pela UENP-CJ (2018-2019). Atuou como estagiária no Instituto Água e Terra (IAT), antigo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), (2017-2018) e na empresa Forrest Brasil Tecnologia Ltda (2019-2020).

Jorge Sobral da Silva Maia, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, PR

Biólogo (UFSCar). Pós-doutorado Junto ao Instituto de Biociências da UNESP em Botucatu/SP; Doutor em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da UNESP. Atuou como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação e Diretor de Pós Graduação na Universidade Estadual do Norte do Paraná; Atualmente é Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, do Programa de Pós-graduação em Educação e do Centro de Ciências Humanas na Universidade Estadual do Norte do Paraná. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciências da UNESP. Coordenador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação para a Ciência (UENP). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência da UNESP em Bauru/SP. Atua na área de Ciências Biológicas, Ensino de Ciências com ênfase em Educação Ambiental e Políticas educacionais. Realiza pesquisa em Fundamentos da Educação, Formação de professores, políticas públicas, Ecologia e ambiente. Tem experiências na Educação Básica, no Ensino Superior e em Gestão Universitária. 

Referências

AGUDO, M.M; MAIA, J.S.S.; TEIXEIRA, L.A. A formação do professor educador ambiental crítico: o papel dos conteúdos em seu processo formativo. In: Anais do VIII EPEA, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321934399_A_formacao_do_professor_educador_ambiental_critico_o_papel_dos_conteudos_em_seu_processo_formativo. Acesso em: 2 de abril de 2019.

DUARTE, N. Lukács e Saviani: A Ontologia do ser social e a Pedagogia Histórico-Crítica. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (orgs.). Pedagogia histórico-crítica e a luta de classes na educação escolar. Campinas-SP: Autores Associados, 2012. p.37-58.

FIOCRUZ. Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Fiocruz divulga resultados de projeto para vigilância do novo coronavírus em esgotos sanitários. Informe ENSP, 2p., 2020.

HARVEY, D. Neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Editora Loyola, 2008.

KOSIK, K. Dialética do concreto. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1995.

LHAMAS, A.P.; MENDES, C.B.; MAIA, J.S.S. O Entendimento de Licenciandos em Ciências Biológicas sobre o Saneamento Básico: a importância da Educação Ambiental Crítica como processo formativo. In: ROCHA, A.R.A.R. et al. (orgs.). Da Educação Básica ao Ensino Superior: os desafios dos docentes do século XXI. Maringá: Uniedusul, 2020, p.105-115.

MAIA, J.S.S. Educação crítica e formação de professores. Curitiba-PR: Appris, 2015a.

MAIA, J.S.S. Sistema Político, Desigualdades Sociais no Campo e o Papel da Educação. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v.10, n.26, p.118-138, set./dez. 2015b.

MAIA, J.S.S. Problemáticas da Educação Ambiental no Brasil. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient., v.32, n.2, p.283-298, jul./dez. 2015c.

MAIA, J.S.S. Formação permanente de professores e a Educação Ambiental crítica no contexto da escola pública. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, Macapá, v. 11, n. 2, p. 07-19, jul./dez. 2018.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.

MARX, K. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2011.

MARX, K. O Capital. Crítica da economia política. Livro I. O processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2017.

MENDES, C.B.; MAIA, J.S.S. Interdisciplinaridade na Educação Ambiental Crítica: necessidade de superação. In: Anais do IV Fórum de Educação Ambiental Crítica (FEAC), Salvador-BA, 2018. Disponível em: http://www.feacsalvador2018.ufba.br/modulos/submissao/Upload-425/107813.pdf. Acesso em: 6 de abril de 2020.

MENDES, C.B. Influências de instituições externas à escola pública: privatização do ensino a partir da Educação Ambiental? 2015. 232 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru, 2015. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/132640/000848781.pdf?sequence=1>. Acesso em: 2 de junho de 2020.

MENDES, C.B.; SPAZZIANI, M.L. A Educação Ambiental Crítica na formação inicial de licenciandos em Ciências Biológicas: contribuições e limitações. Interfaces da Educação, Paranaíba, v.9, p.154-178, 2018.

MENDES, C.B; TALAMONI, J.L.B. A privatização do ensino a partir da Educação Ambiental: reflexões sobre relações público-privadas. Revista Trabalho, Política e Sociedade, v.2, n.2, p.65-82, jan./jun. 2017.

MENDES, C.B; TALAMONI, J.L.B. Neoliberalismo e Educação Ambiental: uma leitura crítica sobre as relações público-privadas entre escolas e o agronegócio. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, Macapá, v.11, n.2, p.67-87, jul./dez. 2018.

MESQUITA, J.C.V. Para a história da saúde no Algarve. As epidemias de cólera-mórbus no século XIX. Câmara Municipal de Loulé, Faro, v.1, n.15, p.101-134, 2015.

MORAES, J.C.; BARATA, R.B. A doença meningocócica em São Paulo, Brasil, no século XX: características epidemiológicas. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.21, n.5, p.1458-1471, set./out. 2005.

OSÓRIO, J. O Estado no centro da mundialização: a sociedade civil e o tema do poder. São Paulo: Outras Expressões, 2014.

PNUD. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Relatório do Desenvolvimento Humano 2019. Além do rendimento, além das médias, além do presente: Desigualdades no desenvolvimento humano no século XXI. 2019. Disponível em: http://hdr.undp.org/sites/default/files/hdr_2019_pt.pdf. Acesso em: 3 de abril de 2020.

REBELO, F.; MAIO, M.C.; HOCHMAN, G. O princípio do fim: o "torna-viagem", a imigração e a saúde pública no Porto do Rio de Janeiro em tempos de cólera. Estud. hist, Rio de Janeiro, v.24, n.47, p.69-87, 2011.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 34. ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2010.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2012.

SAVIANI, D.; DUARTE, N. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas-SP: Autores Associados, 2012.

SAVIANI, D. A crise estrutural do capitalismo e seus impactos na educação pública brasileira. In: LOMBARDI, J. C. (org). Crise capitalista e Educação Brasileira. Uberlândia-MG: Navegando publicações, 2016. p.33-45.

SCHLEMPER JUNIOR, B.R.; DALL’OGLIO, A.C. A pandemia de influenza espanhola (1918) em Florianópolis, santa Catarina, Brasil. Arquivos Catarinenses de Medicina, v.40, n.3, p.104-114, 2011.

SOUZA, C.M.C. A Gripe Espanhola na Bahia: saúde, política e medicina em tempos de epidemia. 283f. 2007. Tese (Doutorado em História das Ciências da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz – Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: <http://www.ppghcs.coc.fiocruz.br/images/teses/souzacmc.pdf>. Acesso em: 25 de maio de 2020.

SNIS. Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico. Diagnóstico dos serviços de Água e Esgoto, 2019. Disponível em: <http://www.snis.gov.br/diagnostico-anual-agua-e-esgotos/diagnostico-dos-servicos-de-agua-e-esgotos-2018>. Acesso em: 20 de abril de 2020.

SPOSATI, A.O. COVID-19 revela a desigualdade de condições da vida dos brasileiros. Revista Nau Social, Salvador, v.11, n.20, p.101-103, 2020.

TOZONI-REIS, M.F.C. et al. A inserção da Educação Ambiental na Educação Básica: que fontes de informação os professores utilizam para sua formação? Ciênc. Educ., Bauru, v.19, n.2, p.359-377, 2013.

VÁZQUEZ, A.S. Filosofia da Práxis. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

VELLOSO, M.P. Os restos na história: percepções sobre resíduos. Revista Ciência e Saúde Coletiva, n.13, v.6, p.1953-1964, 2008.

Downloads

Publicado

03-08-2020

Como Citar

Borghi Mendes, C., Biondo Lhamas, A. P., & Sobral da Silva Maia, J. (2020). Aspectos da Educação Ambiental crítica: reflexões sobre as desigualdades na pandemia da COVID-19. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(4), 361–379. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10854

Edição

Seção

Edição Especial
Recebido: 2020-06-30
Aceito: 2020-07-26
Publicado: 2020-08-03