Aspects of critical Environmental Education: reflections on inequalities in the pandemic of COVID-19

Authors

  • Carolina Borghi Mendes Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, PR
  • Ana Paula Biondo Lhamas Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, PR
  • Jorge Sobral da Silva Maia Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, PR

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10854

Keywords:

Critical Environmental Education, Pandemic, Economic Inequalities, Socio-Environmental Crisis

Abstract

The COVID-19 pandemic showed how individuals' health is affected in the relationship they have with the environment where they live. The present theoretical study proposes to carry out an analysis of the implications of the current pandemic situation in the involvement of social classes historically exploited and expropriated through certain determinations and their consequences in the face of the Neoliberal State. For that, we discuss the importance of an environmental educational process that allows individuals to understand in depth the socio-environmental crisis in the midst of the pandemic as an instrument for the search for sustainable societies.

Author Biographies

  • Carolina Borghi Mendes, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, PR

    Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru/SP e graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA), vinculado ao mesmo Programa de Pós-Graduação, e do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Ensino de Ciências (LEPEC), da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Jacarezinho/PR (UENP-CJ). Atualmente é Professora Colaboradora nas disciplinas Metodologia e Prática de Ensino de Ciências e Estágio Supervisionado, Psicologia da Educação, Educação das Relações Étnico-raciais e Coordenadora de Estágio Obrigatório Supervisionado, do Colegiado de Ciências Biológicas, no Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) na UENP-CJ. Foi Professora bolsista das disciplinas Educação Ambiental; História da Educação Brasileira; Metodologia e Prática de Ensino de Ciências nas relações entre Ciência, Sociedade e Temas Ambientais e Estágio Supervisionado; Metodologia e Prática de ensino de Ciências e Biologia: currículo e processos de avaliação e Estagio Supervisionado em ensino de Ciências e Biologia e processo de avaliação, vinculadas aos Departamentos de Educação e de Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências, UNESP/Bauru, e professora nas disciplinas de Didática para Biologia, Didática para a Matemática e Políticas Educacionais para a Educação Básica, Colegiado de Ciências Biológicas, CCHE, UENP-CJ. Tem experiência na Educação Básica e Superior. Atua principalmente nas áreas: Educação Ambiental; Fundamentos da Educação; Formação de Professores; Ensino de Ciências e Biologia; Estágio Supervisionado e Políticas Educacionais.

  • Ana Paula Biondo Lhamas, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, PR

    Graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Campus Jacarezinho-PR. Participou como bolsista (2018-2020) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vinculado à CAPES. É membro do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Ensino de Ciências (LEPEC), da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Jacarezinho/PR (UENP-CJ). Atua como membro do Centro Acadêmico de Ciências Biológicas desde 2017. Participa do Programa de Iniciação Científica Voluntária da UENP desde 2018, desenvolvendo pesquisas e produções relacionadas à Educação Ambiental, com ênfase em Saneamento Básico. Foi extensionista no Projeto Educação Ambiental Crítica: Fundamentos Teóricos e Possibilidades de Ações, pela UENP-CJ (2018-2019). Atuou como estagiária no Instituto Água e Terra (IAT), antigo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), (2017-2018) e na empresa Forrest Brasil Tecnologia Ltda (2019-2020).

  • Jorge Sobral da Silva Maia, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, PR

    Biólogo (UFSCar). Pós-doutorado Junto ao Instituto de Biociências da UNESP em Botucatu/SP; Doutor em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da UNESP. Atuou como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação e Diretor de Pós Graduação na Universidade Estadual do Norte do Paraná; Atualmente é Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, do Programa de Pós-graduação em Educação e do Centro de Ciências Humanas na Universidade Estadual do Norte do Paraná. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciências da UNESP. Coordenador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação para a Ciência (UENP). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência da UNESP em Bauru/SP. Atua na área de Ciências Biológicas, Ensino de Ciências com ênfase em Educação Ambiental e Políticas educacionais. Realiza pesquisa em Fundamentos da Educação, Formação de professores, políticas públicas, Ecologia e ambiente. Tem experiências na Educação Básica, no Ensino Superior e em Gestão Universitária. 

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Published

2020-08-03

How to Cite

BORGHI MENDES, Carolina; BIONDO LHAMAS, Ana Paula; SOBRAL DA SILVA MAIA, Jorge. Aspects of critical Environmental Education: reflections on inequalities in the pandemic of COVID-19. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 361–379, 2020. DOI: 10.34024/revbea.2020.v15.10854. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10854. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2020-06-30
Accepted 2020-07-26
Published 2020-08-03