Educação Ambiental: entre a poética dos saberes populares e a emergência do conhecimento científico

Entrevista com Profa. Dra. Michèle Sato

Autores

  • Yuji Gushiken Universidade Federal de Mato Grosso
  • Maria Aparecida de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10744

Palavras-chave:

Educação ambiental; saberes populares; conhecimento científico; cultura.

Resumo

Na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a professora Michéle Sato lidera o Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (Gepea-UFMT), através do qual tem pautado o tema no campo da Educação e formado pesquisadores nos níveis de graduação, mestrado e doutorado. A pesquisadora comenta a emergência e a consolidação da Educação Ambiental como área do conhecimento, as nuances da interdisciplinaridade e os desafios teórico-metodológicos a serem enfrentados nas práticas de ensino e de pesquisa.

Biografia do Autor

  • Yuji Gushiken, Universidade Federal de Mato Grosso

    Professor do Departamento de Comunicação Social Faculdade de Comunicação e Artes e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGECCO-UFMT/Cuiabá). Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cidade (Citicom-UFMT).

  • Maria Aparecida de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

    Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL-UFMT/Cuiabá), e graduada em Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo) pelo Departamento de Comunicação Social da UFMT/Cuiabá.

Referências

Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte da Universidade Federal de Mato Grosso (Gepea-UFMT). Disponível em: <https://gpeaufmt.blogspot.com/>. Acesso em: 08 jun. 2020.

Rede Mato-Grossense de Educação Ambiental (Remtea). Disponível em: <https://remtea.blogspot.com/p/contatos.html. Acesso em 08 jun. 2020.

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Publicado

25-08-2020

Edição

Seção

Vozes da REBEA

Como Citar

GUSHIKEN, Yuji; OLIVEIRA, Maria Aparecida de. Educação Ambiental: entre a poética dos saberes populares e a emergência do conhecimento científico: Entrevista com Profa. Dra. Michèle Sato. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 15, n. 5, p. 464–478, 2020. DOI: 10.34024/revbea.2020.v15.10744. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10744. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2020-06-08
Aprovado 2020-06-08
Publicado 2020-08-25