A influência do ambiente escolar na escolha metodológica para Educação Ambiental em uma escola do campo

Autores

  • Roberta Maidana da Silva Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Toshio Nishijima Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Marjana Machado dos Santos Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10547

Palavras-chave:

Educação do Campo; Ensino Fundamental; Práticas Pedagógicas; Consciência Ambiental.

Resumo

O presente estudo teve como finalidade verificar a influência do ambiente na escolha da metodologia de Educação Ambiental por professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola do campo de Júlio de Castilhos, RS. Assim, teve como objetivo analisar o uso da área externa da escola, a prática pedagógica em turmas multisseriadas, e a influência do meio rural na formação dos alunos. Para isto foi realizado um questionário com professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola do campo na cidade de Júlio de Castilhos (RS). Conclui-se que o meio externo é utilizado raras vezes durante as aulas de Educação Ambiental e os alunos relacionam as aulas com o dia a dia deles. Portanto, o ambiente escolar influencia em parte a escolha das metodologias do professor, sendo que as classes multisseriadas limitam muito a diversificação de metodologias de Educação Ambiental.

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Biografia do Autor

Roberta Maidana da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Agrobiologia

Toshio Nishijima, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental - UFRGS

Marjana Machado dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Agrobiologia - UFSM

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Publicado

08-12-2020

Como Citar

Silva, R. M. da, Nishijima, T., & Santos, M. M. dos. (2020). A influência do ambiente escolar na escolha metodológica para Educação Ambiental em uma escola do campo . Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(7), 348–361. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10547

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2020-04-15
Aceito: 2020-06-16
Publicado: 2020-12-08