Núcleo de Sustentabilidade e Educação Ambiental: a atuação da engenharia ambiental na trans-formação humana

Autores

  • Ana Carolina Borella Marfil Anhê Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Bruna Lopes Coêlho Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Patrícia Diniz Martins Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Ana Luísa Curado Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Thiago Henrique Barnabé Corrêa Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Ana Paula Milla dos Santos Senhuk Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10525

Palavras-chave:

consciência ambiental ativa, desenvolvimento sustentável, formação humana

Resumo

O Núcleo de Sustentabilidade e Educação Ambiental da UFTM visa a aproximação do saber acadêmico com a realidade social, permitindo que a comunidade se beneficie do conhecimento promovido pela universidade na busca por soluções de problemas ambientais. Nesse sentido, tem sido desenvolvidas atividades como arborização, coleta seletiva, compostagem, monitoramento da qualidade da água e do ar e práticas sustentáveis na universidade e em escolas públicas; algumas delas descritas ao longo do artigo. O Núcleo se preocupa em não assumir a EA como receita prescrita, mas como um instrumento de trans-formação humana capaz de gerar impacto social e ambiental, ao incorporar na cultura acadêmica um novo nível de consciência: a consciência ecológica.

 

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Biografia do Autor

Ana Carolina Borella Marfil Anhê, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Bióloga. Docente do Departamento de Engenharia Ambiental, Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas/UFTM.

Bruna Lopes Coêlho, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Engenheira Ambiental. Docente do Departamento de Engenharia Ambiental, Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas/UFTM.

Patrícia Diniz Martins, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Engenheira Ambiental. Docente do Departamento de Engenharia Ambiental, Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas/UFTM.

Ana Luísa Curado, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Engenheira Ambiental da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Thiago Henrique Barnabé Corrêa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Químico. Docente do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação/UFTM

Ana Paula Milla dos Santos Senhuk, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Bióloga. Docente do Departamento de Engenharia Ambiental, Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas/UFTM.

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Publicado

25-08-2020

Como Citar

Anhê, A. C. B. M., Coêlho, B. L., Martins, P. D., Curado, A. L., Corrêa, T. H. B., & Senhuk, A. P. M. dos S. (2020). Núcleo de Sustentabilidade e Educação Ambiental: a atuação da engenharia ambiental na trans-formação humana. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(5), 365–380. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10525

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2020-04-14
Aceito: 2020-05-25
Publicado: 2020-08-25