Estudo sobre as mudanças climáticas nos últimos anos da educação básica em Jaboticabal (SP)

Autores

  • Fernanda de Freitas Borges Faculdade de Tecnologia Nilo De Stéfani
  • Fernando Antonio Bataghin Faculdade de Tecnologia Nilo De Stéfani
  • Tiffani Velasco de Oliveira Faculdade de Tecnologia Nilo De Stéfani

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11710

Palavras-chave:

Educação Básica, Mudanças Climáticas, Sensibilização Ambiental.

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar o conhecimento dos alunos dos últimos anos da educação básica, no município de Jaboticabal (São Paulo), sobre as mudanças climáticas. O estudo revelou que mais da metade dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental e médio, possuem conhecimento sobre o aquecimento global; acreditam que o desmatamento pode contribuir para as mudanças climáticas; que o efeito estufa pode ser aumentado pelas ações do homem; que é importante debater a problemática no cenário atual e que a população pode contribuir a favor do clima. No entanto, ambos os grupos desconhecem os ODS e avaliam como regular a abordagem do tema na escola. Portanto, concluiu-se que o ambiente escolar tem um papel fundamental na formação de alunos conscientes e abordar esta problemática é de suma importância para a formação dos cidadãos sobre as questões ambientais, as quais suas ações poderão influenciar nas condições de vida no planeta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVARES JUNIOR, O.M. Vehicle Technology and the Greenhouse Gases Emissions Control in Brazil. São Paulo, 2012. Disponível em: <https://cetesb.sp.gov.br/proclima/2012/12/02/vehicle-technology-and-the-greenhouse-gases-emissions-control-in-brazil-2/>. Acesso em: 30 out. 2020.

BBC News Brasil. O que são mudanças climáticas e outras 14 perguntas para entender o fenômeno. 2019. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-50019998>. Acesso em: 21 abril 2021.

BOTH, F.; FISCHER, A. Gestão e contabilidade ambiental. Unoesc & Ciência - ACSA, Joaçaba, v.8, n.1, p. 49-57, 2017.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 1988.

BRASIL. Decreto Legislativo nº 144, de 20 de junho de 2002. Aprova o texto do Protocolo de Quioto à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima [...] Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 2, 20 jun. 2002.

BRASIL. Lei nº 12.187, de 29 de dezembro de 2009. Institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima - PNMC. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12187.htm>. Acesso em: 30 out. 2020.

CARVALHO, I. C. M. C. Outra ecologia é possível: a ecologia do movimento ecológico. In: CARVALHO, I. C. M. C. Educação ambiental: A formação do sujeito ecológico. S.Paulo: Cortez, 2004.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. Metodologia Científica. S.Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CNI. CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Retratos da sociedade brasileira: Educação Básica, v. 7, n. 42, 2018.

CNN BRASIL. Em meio à pandemia, emissões de carbono devem cair 6% em 2020, diz OMM. São Paulo, 2020. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/04/22/em-meio-a-pandemia-emissoes-de-carbono-devem-cair-6-em-2020-diz-omn>. Acesso: 20 jul. 2020.

DE OLIVEIRA, A. N.; DE OLIVEIRA DOMINGOS, F.; COLASANTE, T. Reflexões sobre as práticas de educação ambiental em espaços de educação formal, não-formal e informal. Revista Brasileira De Educação Ambiental, v. 15, n. 7, p. 9-19, 2020.

ESCOBAR. H. Desmatamento da Amazônia dispara de novo em 2020. 2020. Disponível em: <https://jornal.usp.br/ciencias/desmatamento-da-amazonia-dispara-de-novo-em-2020/>. Acesso em: 08 out. 2020.

FEARNSIDE, P. M. Mudanças climáticas globais e a floresta amazônica. In: BUCKERIDGE, M. S. Biologia e Mudanças Climáticas Globais no Brasil. S.Paulo: RiMa, 2008.

FEARNSIDE, P. M. O papel da Amazônia no combate ao aquecimento global. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOLOGIA VEGETAL, XII. 2009, Fortaleza. Anais [...] Manaus: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), 2009.

FOLHA DE SÃO PAULO. Para 46%, gestão de Bolsonaro em combate ao desmatamento na Amazônia é ruim ou péssima. Pesquisa Datafolha. 2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/10/bolsonaro-tem-a-pior-avaliacao-no-brasil-em-combate-ao-desmatamento.shtml>. Acesso em: 02 nov. 2020.

FREIRE, P. Educação Como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

GUERRA, A. F.; JACOBI, P.; SULAIMAN, S. N.; NEPOMUCENO, T. Mudanças climáticas, mudanças globais: desafios para a educação. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. especial, 2010.

HODGES. J. Temperatura global sobe um grau Celsius e pode bater novo recorde. 2020. Disponível em: <https://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2020/01/30/aumento-da-temperatura-global-pode-bater-novo-recorde.html>. Acesso em: 15 nov. 2020

IBOPE Inteligência. População reconhece que a educação básica no Brasil precisa melhorar. In: CNI. CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Retratos da sociedade brasileira: Educação Básica, v. 7, n.42, 2018.

IPCC. Intergovernmental Panel on Climate Change. Aquecimento Global de 1,5°C. 2018. Disponível em: <https://www.ipcc.ch/site/assets/uploads/2019/07/SPM-Portuguese-version.pdf>. Acesso em: 22 set. 2020.

IPCC. Intergovernmental Panel on Climate Change. Report on the Ocean and Cryosphere in a Changing Climate. 2019. Disponível em: <https://www.ipcc.ch/site/assets/uploads/sites/3/2019/11/03_SROCC_SPM_FINAL.pdf>. Acesso em: 04 nov. 2020.

JABOTICABAL. Lei Orgânica Municipal n°1, de 05 de abril de 1990. Disponível em: <https://www.jaboticabal.sp.leg.br/legislacao/lei-organica>. Acesso em: 03 nov. 2020.

LAWSON, D. F.; STEVENSON, K. T.; PETERSON, M. N.; CARRIER, S. J.; STRNAD, R. L.; SEEKAMP, E. Children can foster climate change concern among their parents. Nature Climate Change, v. 9, p. 458-462, 2019.

MCT - MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Protocolo de Quioto. Brasília, 2020. Disponível em: <http://mudancasclimaticas.cptec.inpe.br/~rmclima/pdfs/Protocolo_Quioto.pdf>. Acesso em: 04 nov. 2020.

MPF - MINISTÉRIO PÚBLICO FEFERAL. Acordo de Paris. Brasília, 2020. Disponível em: <http://www.mpf.mp.br/atuacao-tematica/sci/normas-elegislacao/tratados/convencoes-meio-ambiente/acordo-de-paris.pdf/view>. Acesso em: 03 nov. 2020.

MOLION, L. C. B. Aquecimento Global: uma visão crítica. Revista Brasileira de Climatologia, v. 3, 2008.

MOSER, G. Psicologia Ambiental. Estudos de Psicologia, v. 3, n. 1, p.121-130, 1998.

NOBRE, C. A. Mudanças climáticas globais: possíveis impactos nos ecossistemas do país. Parcerias Estratégicas, v. 6, n. 12, p. 239-258, 2001.

OBSERVATÓRIO DO CLIMA. Site institucional. Disponível em: <http://www.observatoriodoclima.eco.br>. Acesso em: 02 de nov. de 2020.

OLIVEIRA. E. Temporada de queimadas começa com alta nos registros de incêndios no Pampa, Pantanal e Mata Atlântica. 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/natureza/noticia/2020/06/02/temporada-de-queimadas-comeca-com-alta-no-registros-de-incendios-no-pampa-pantanal-e-mata-atlantica.ghtml>. Acesso em: 08 out. 2020.

ONU. Organização das Nações Unidas. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2015/10/agenda2030-pt-br.pdf>. Acesso em: 02 dez. 2020.

OPAS/OMS. Mudança Climática e Saúde: um Perfil do Brasil. Brasília, 2009. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_docman&view=download&alias=431-mudanca-climatica-e-saude-um-perfil-do-brasil-1&category_slug=mudancas-climaticas-711&Itemid=965>. Acesso em: 01 out. 2020.

PLATAFORMA AGENDA 2030. Agenda 2030. Disponível em: <http://www.agenda2030.org.br/>. Acesso em: 04 nov. 2020.

SECAD - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, CADERNOS. Educação Ambiental: aprendizes de sustentabilidade. Brasília: MEC, 2007.

SEEG/OC. Impacto da pandemia de Covid-19 nas emissões de gases de efeito estufa no Brasil. 2020. Disponível em: <https://seeg-br.s3.amazonaws.com/OC_nota_tecnica_FINAL.pdf>. Acesso em: 17 out. 2020.

STECKEL, J. C. et al. Da carbonização à descarbonização? —Tendências anteriores e cenários futuros para as emissões de CO2 da China. Política Energética, v. 39, n. 6, p. 3443-3455, 2011.

VEISSID, N.; PEREIRA, E. B. Estimativa do albedo planetário empregando dados do experimento célula solar do satélite brasileiro SCD2. Revista Brasileira de Geofísica, v.18, n.1, 2000.

Downloads

Publicado

01-08-2021

Como Citar

Borges, F. de F., Bataghin, F. A., & Oliveira, T. V. de. (2021). Estudo sobre as mudanças climáticas nos últimos anos da educação básica em Jaboticabal (SP). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(4), 60–79. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11710

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-02-02
Aceito: 2021-05-07
Publicado: 2021-08-01