Environmental awareness actions in the city of Taiobeiras (MG, Brazil): perspectives and limitationsês

Authors

  • Everton de Paula Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Andressa Almeida Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Português Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9849

Keywords:

Environmental Education, Awareness, Citizenship

Abstract

TThe research “Actions for environmental awareness in the municipality of Taiobeiras - MG: perspectives and limitations" aimed to understand the context of that municipality in the context of environmental education and preservation. The research, developed through an exploratory and field study, sought investigate the main actions carried out by schools, city halls, public and private agencies, highlighting the projects that involve environmental awareness practices and actions.The result revealed that most of the actions are not developed due to lack of resources, as well as lack of interest of the population in relation to environmental issues Among the actions identified, those that deserve to be highlighted were those carried out by municipal schools given the success in the approach of environmental education and awareness raising for the preservation of natural resources.

Author Biographies

  • Everton de Paula, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

    É graduado em Química, especialista em Educação Empreendedora, Mestre em Ciências - Química de Materiais, pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), especialista em Design Instrucional para Ead Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e Doutor em Físico-Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo realizado um estágio sanduíche na Université de Montpellier 2 em colaboração com o Professor Dr. Jean-Jacques Robin. Docente da Diretoria de Educação Aberta e a distância na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), atua na área de Química, desenvolvendo nanocompósitos e blendas poliméricas baseados em materiais biodegradáveis para aplicação nas áreas médica, ambiental e de embalagens. Em Educação, tem experiência no ensino e em orientação, atuando também na área de educação a distância on-line, tendo atuado em diferentes cursos da UFSJ, oferecidos na modalidade de EaD Virtual. Desenvolve trabalhos de extensão universitária voltados para Educação Científica e para a difusão e popularização da Ciência e da Tecnologia. É produtor e apresentador do programa Ciência do Cotidiano veiculado pela Rádio Universitária da UFVJM. Atua também como avaliador de cursos de graduação e de instituições de educação superior, integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

  • Andressa Almeida, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

    Atualmente é graduanda do curso de Bacharelado em Ciência e tecnologia na UFVJM (Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri).Graduada em Licenciatura Plena em química pela UFVJM (Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri)Possui com experiência no educação básica com ensino de Química e Matemática.E atualmente atua com pesquisa na área de ciências do materiais através do estudo e análise de óleo essencial.

  • Português , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

    Professor Adjunto II da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, lotado na Diretoria de Educação a Distância (DEAD). Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto (2006), graduação em Química (Licenciatura) pela Universidade Católica de Brasília (2012), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2008) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013).

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Published

2020-02-15

Issue

Section

Artigos

How to Cite

DE PAULA, Everton; ALMEIDA, Andressa; PORTUGUÊS. Environmental awareness actions in the city of Taiobeiras (MG, Brazil): perspectives and limitationsês. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 83–96, 2020. DOI: 10.34024/revbea.2020.v15.9849. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/9849. Acesso em: 13 dec. 2025.
Received 2019-10-07
Accepted 2020-01-24
Published 2020-02-15