Cidadania ambiental: a utilização de curtas-metragens socioambientais como ferramenta para a Educação Ambiental crítica

Authors

  • Denise Gallo Pizella Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. Departamento de Biologia e Zootecnia.
  • João Vitor de Souza Xavier Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. Departamento de Biologia e Zootecnia.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.9400

Keywords:

Vertentes de Educação Ambiental. Cidadania ativa. Espaço formal de ensino.

Abstract

Com o auxílio de curtas-metragens, este artigo teve como objetivo identificar as percepções de estudantes do Ensino Médio no município de Ilha Solteira (SP) a respeito dos atores sociais responsáveis pela busca de soluções aos problemas socioambientais, partindo do pressuposto de que um cidadão ativo é aquele que atua em conjunto com o Poder Público na transformação da sociedade. Como resultados, a maioria dos estudantes manifestou, durante as intervenções realizadas, uma visão de cidadania passiva, em que somente a sociedade, ou o Poder Público isoladamente são os promotores de mudanças sociais em torno da sustentabilidade ambiental. Deste modo, se vê a necessidade da adoção de uma Educação Ambiental Crítica no espaço formal de ensino, pelo seu caráter emancipatório.

Author Biographies

  • Denise Gallo Pizella, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. Departamento de Biologia e Zootecnia.

    Docente do Curso de Ciências Biológicas.

  • João Vitor de Souza Xavier, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. Departamento de Biologia e Zootecnia.

    Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas.

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Published

2019-09-16

Issue

Section

Artigos

How to Cite

PIZELLA, Denise Gallo; XAVIER, João Vitor de Souza. Cidadania ambiental: a utilização de curtas-metragens socioambientais como ferramenta para a Educação Ambiental crítica. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 185–205, 2019. DOI: 10.34024/revbea.2019.v14.9400. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/9400. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2019-05-04
Accepted 2019-08-21
Published 2019-09-16