Cidadania ambiental: a utilização de curtas-metragens socioambientais como ferramenta para a Educação Ambiental crítica

  • Denise Gallo Pizella Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. Departamento de Biologia e Zootecnia.
  • João Vitor de Souza Xavier Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. Departamento de Biologia e Zootecnia.
Palavras-chave: Vertentes de Educação Ambiental. Cidadania ativa. Espaço formal de ensino.

Resumo

Com o auxílio de curtas-metragens, este artigo teve como objetivo identificar as percepções de estudantes do Ensino Médio no município de Ilha Solteira (SP) a respeito dos atores sociais responsáveis pela busca de soluções aos problemas socioambientais, partindo do pressuposto de que um cidadão ativo é aquele que atua em conjunto com o Poder Público na transformação da sociedade. Como resultados, a maioria dos estudantes manifestou, durante as intervenções realizadas, uma visão de cidadania passiva, em que somente a sociedade, ou o Poder Público isoladamente são os promotores de mudanças sociais em torno da sustentabilidade ambiental. Deste modo, se vê a necessidade da adoção de uma Educação Ambiental Crítica no espaço formal de ensino, pelo seu caráter emancipatório.

Biografia do Autor

Denise Gallo Pizella, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. Departamento de Biologia e Zootecnia.

Docente do Curso de Ciências Biológicas.

João Vitor de Souza Xavier, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. Departamento de Biologia e Zootecnia.

Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas.

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Publicado
2019-09-16
Como Citar
Pizella, D. G., & Xavier, J. V. de S. (2019). Cidadania ambiental: a utilização de curtas-metragens socioambientais como ferramenta para a Educação Ambiental crítica. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(3), 185-205. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.9400
Seção
Artigos