Cidadania ambiental: a utilização de curtas-metragens socioambientais como ferramenta para a Educação Ambiental crítica

Autores

  • Denise Gallo Pizella Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. Departamento de Biologia e Zootecnia.
  • João Vitor de Souza Xavier Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. Departamento de Biologia e Zootecnia.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.9400

Palavras-chave:

Vertentes de Educação Ambiental. Cidadania ativa. Espaço formal de ensino.

Resumo

Com o auxílio de curtas-metragens, este artigo teve como objetivo identificar as percepções de estudantes do Ensino Médio no município de Ilha Solteira (SP) a respeito dos atores sociais responsáveis pela busca de soluções aos problemas socioambientais, partindo do pressuposto de que um cidadão ativo é aquele que atua em conjunto com o Poder Público na transformação da sociedade. Como resultados, a maioria dos estudantes manifestou, durante as intervenções realizadas, uma visão de cidadania passiva, em que somente a sociedade, ou o Poder Público isoladamente são os promotores de mudanças sociais em torno da sustentabilidade ambiental. Deste modo, se vê a necessidade da adoção de uma Educação Ambiental Crítica no espaço formal de ensino, pelo seu caráter emancipatório.

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Biografia do Autor

Denise Gallo Pizella, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. Departamento de Biologia e Zootecnia.

Docente do Curso de Ciências Biológicas.

João Vitor de Souza Xavier, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. Departamento de Biologia e Zootecnia.

Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas.

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Publicado

16-09-2019

Como Citar

Pizella, D. G., & Xavier, J. V. de S. (2019). Cidadania ambiental: a utilização de curtas-metragens socioambientais como ferramenta para a Educação Ambiental crítica. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(3), 185–205. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.9400

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-05-04
Aceito: 2019-08-21
Publicado: 2019-09-16