Inserção da Educação Ambiental nos projetos pedagógicos dos cursos de direito: uma análise na região metropolitana do Rio de Janeiro

Autores

  • Eliane Ferreira de Souza Ribeiro Universidade Veiga de Almeida
  • Mariana Silva Ferreira Universidade Veiga de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2719

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Graduação em Direito, Abordagem Interdisciplinar e Transversal, Responsabilidade Socioambiental.

Resumo

O artigo verificou como a Educação Ambiental é discutida nos cursos de graduação em Direito da Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Foram analisados os projetos pedagógicos de curso, matrizes curriculares e ementas das disciplinas para avaliar se há o cumprimento das normas jurídicas no que concerne à temática ambiental. Em geral, as questões ambientais são trabalhadas de forma esparsa e sem critérios objetivos, com carência da interdisciplinaridade e a falta de adequação dos temas ambientais nos currículos. Portanto, os cursos não atendem à determinação legal no que tange à Educação Ambiental, e não propiciam contribuição para a formação de cidadãos e profissionais comprometidos com a conservação ambiental, com a sustentabilidade e transformação social de seu país.

Biografia do Autor

  • Eliane Ferreira de Souza Ribeiro, Universidade Veiga de Almeida
    Mestranda em Ciências do Meio Ambiente. Servidor público do estado do Rio de Janeiro na área de segurança pública e professora da Universidade Iguaçu.
  • Mariana Silva Ferreira, Universidade Veiga de Almeida
    Docente do Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente, Universidade Veiga de Almeida.

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Publicado

30-03-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RIBEIRO, Eliane Ferreira de Souza; FERREIRA, Mariana Silva. Inserção da Educação Ambiental nos projetos pedagógicos dos cursos de direito: uma análise na região metropolitana do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 14, n. 1, p. 316–338, 2019. DOI: 10.34024/revbea.2019.v14.2719. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2719. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2019-01-10
Aprovado 2019-01-28
Publicado 2019-03-30