Inserção da Educação Ambiental nos projetos pedagógicos dos cursos de direito: uma análise na região metropolitana do Rio de Janeiro

Autores

  • Eliane Ferreira de Souza Ribeiro Universidade Veiga de Almeida
  • Mariana Silva Ferreira Universidade Veiga de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2719

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Graduação em Direito, Abordagem Interdisciplinar e Transversal, Responsabilidade Socioambiental.

Resumo

O artigo verificou como a Educação Ambiental é discutida nos cursos de graduação em Direito da Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Foram analisados os projetos pedagógicos de curso, matrizes curriculares e ementas das disciplinas para avaliar se há o cumprimento das normas jurídicas no que concerne à temática ambiental. Em geral, as questões ambientais são trabalhadas de forma esparsa e sem critérios objetivos, com carência da interdisciplinaridade e a falta de adequação dos temas ambientais nos currículos. Portanto, os cursos não atendem à determinação legal no que tange à Educação Ambiental, e não propiciam contribuição para a formação de cidadãos e profissionais comprometidos com a conservação ambiental, com a sustentabilidade e transformação social de seu país.

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Biografia do Autor

Eliane Ferreira de Souza Ribeiro, Universidade Veiga de Almeida

Mestranda em Ciências do Meio Ambiente. Servidor público do estado do Rio de Janeiro na área de segurança pública e professora da Universidade Iguaçu.

Mariana Silva Ferreira, Universidade Veiga de Almeida

Docente do Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente, Universidade Veiga de Almeida.

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Publicado

30-03-2019

Como Citar

Ribeiro, E. F. de S., & Ferreira, M. S. (2019). Inserção da Educação Ambiental nos projetos pedagógicos dos cursos de direito: uma análise na região metropolitana do Rio de Janeiro. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(1), 316–338. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2719

Edição

Seção

Artigos
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