Educação Ambiental para revegetação e recuperação de uma área degradada na RPPN Cabeceira do Prata em Jardim (MS)

Authors

  • Marco Aurélio Lima Machado Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Mayara Faleiros Quevedo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2686

Keywords:

Cerrado, Educação Ambiental, Restauração Ambiental

Abstract

A vegetação da área que abrange a RPPN Fazenda Cabeceira do Prata sofreu intervenção antrópica ao longo do tempo, modificando sua paisagem, principalmente através da presença de gramíneas exóticas, resultado de atividades agropastoris que ocorriam antes de se tornar uma Unidade de Conservação. Com o objetivo de recuperar parte dessa área, foi feito um levantamento florístico da região e em seguida, utilizando técnicas de revegetação e conscientização por meio da Educação Ambiental, alunos da Escola Municipal Chaquib Kadri plantaram 50 mudas de 15 espécies da flora nativa. Foi utilizado o plantio heterogêneo, recriando condições ecofisiológicas mais próximas das florestas naturais, iniciando o processo de recuperação da área.

Author Biographies

  • Marco Aurélio Lima Machado, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

    Biólogo, guia turístico em Jardim - MS

  • Mayara Faleiros Quevedo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Bióloga, trabalha na UFMS, trabalha na área de ensino, Educação Ambiental e biotecnologia.

Published

2019-09-17

Issue

Section

Artigos

How to Cite

MACHADO, Marco Aurélio Lima; FALEIROS QUEVEDO, Mayara. Educação Ambiental para revegetação e recuperação de uma área degradada na RPPN Cabeceira do Prata em Jardim (MS). Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 389–400, 2019. DOI: 10.34024/revbea.2019.v14.2686. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2686. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2018-10-29
Accepted 2019-08-31
Published 2019-09-17