Influências da Educação Ambiental, do grau de escolaridade e do ambiente de trabalho em práticas ambientais por trabalhadores na indústria

Authors

  • Leonardo Turazzi Tramontina Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Irene Carniatto Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2684

Keywords:

Educação Ambiental, Sustentabilidade, Reciclagem, Formação Acadêmica.

Abstract

Apresenta-se um estudo de caso sobre hábitos dos trabalhadores da indústria em separar os resíduos reciclados. Busca-se também averiguar se as origens dessas atitudes estão relacionadas com o nível de escolaridade ou práticas ambientais em seus locais de trabalho. O método adotado foi o exploratório-descritivo e in loco operacionalizado por estudo de caso, desenvolvido com operários de 13 indústrias distintas do Parque Moveleiro da cidade de Toledo-PR. Foram entregues 70 questionários, dos quais, foram obtidos 53 respondidos, a fim de compreender a percepção daqueles quanto aos problemas ambientais que afetam o Planeta. Os dados demonstraram uma tendência dos trabalhadores que possuem maior nível de escolaridade a apresentarem maior sensibilidade às questões ambientais bem como os que possuem incentivos e exemplos no ambiente de trabalho a fazerem o mesmo em suas casas

Author Biographies

  • Leonardo Turazzi Tramontina, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
    Graduando do Curso de Ciências Biológicas - UNIOESTE
  • Irene Carniatto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
    Pesquisadora e Docente do Programa de Pós-Graduação Doutorado e Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável e do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Published

2019-02-06

Issue

Section

Artigos

How to Cite

TRAMONTINA, Leonardo Turazzi; CARNIATTO, Irene. Influências da Educação Ambiental, do grau de escolaridade e do ambiente de trabalho em práticas ambientais por trabalhadores na indústria. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 29–48, 2019. DOI: 10.34024/revbea.2019.v14.2684. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2684. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2018-10-25
Accepted 2018-12-27
Published 2019-02-06