Um estudo sobre percepção ambiental e Educação Ambiental de alunos do 9º ano ensino fundamental pelo método de observação participante

Authors

  • Márcio Ney Wenceslau Programa de Pós-graduação em Rede para o Ensino das Ciências Ambientais - UFPR
  • Christiano Nogueira Universidade Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0003-2612-6624

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2671

Keywords:

educação ambiental, percepção ambiental, observação participante

Abstract

O presente estudo analisou a percepção ambiental de escolares do 9º ano de uma escola, localizada na cidade de Pontal do Paraná, Paraná, como um processo participativo, envolvendo uma série de valores sensoriais, subjetivos, sociais e culturais e aspectos ambientais em relação aos mesmos. para o espaço natural e transformado. Como metodologia foi utilizada a Observação Participante para coleta e análise de dados. Verificou-se através deste método que houve um aprendizado significativo nos temas ambiental, saúde e biodiversidade, no desenvolvimento de ações que envolvem a percepção por meio da Educação Ambiental.

Author Biographies

  • Márcio Ney Wenceslau, Programa de Pós-graduação em Rede para o Ensino das Ciências Ambientais - UFPR
    Mestrando do Programa de Pós-graduação em Rede para o Ensino das Ciências Ambientais - UFPR
  • Christiano Nogueira, Universidade Federal do Paraná
    Programa de Pós-graduação em Rede para o Ensino das Ciências Ambientais - UFPR

Published

2019-09-16

Issue

Section

Artigos

How to Cite

WENCESLAU, Márcio Ney; NOGUEIRA, Christiano. Um estudo sobre percepção ambiental e Educação Ambiental de alunos do 9º ano ensino fundamental pelo método de observação participante. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 276–288, 2019. DOI: 10.34024/revbea.2019.v14.2671. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2671. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2018-10-03
Accepted 2019-08-31
Published 2019-09-16