Representações Sociais de professores em Educação Ambiental de escolas públicas municipais

Authors

  • Maria Tereza Ramos UNITAU - Universidade de Taubaté
  • Patricia Diana Edith Belfort de Souza e Camargo Ortiz Monteiro Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2648

Keywords:

Educação Ambiental, Representações Sociais, Ensino Fundamental.

Abstract

O presente artigo visa divulgar parte dos resultados de uma pesquisa sobre a análise da Educação Ambiental (EA) e as Representações Sociais(RS) de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino fundamental em escolas municipais localizadas em um município na Região do Sudoeste da Bahia. Foram realizadas 27 entrevistas com professores que atuam em turmas do 1º e 2º anos do ensino fundamental de 04 escolas municipais. O estudo é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. A análise do conteúdo das entrevistas foi realizada com o uso do software Iramuteq, de domínio livre, a partir do qual os dados foram organizados em categorias, gerando 4 classes de análise, uma delas especificamente ligada à perspectiva ambiental representada pelo grupo de participantes da pesquisa. A evidência de um discurso ambiental "Conservacionista" sinaliza a necessidade de uma formação continuada dos professores para uma Educação Ambiental Crítica, mediante a qual a EA possa ser vista em seus aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais.

Author Biographies

  • Maria Tereza Ramos, UNITAU - Universidade de Taubaté
    Mestranda em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da UNITAU
  • Patricia Diana Edith Belfort de Souza e Camargo Ortiz Monteiro, Universidade de Taubaté
    Professora do Programa de pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté

Published

2018-12-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

RAMOS, Maria Tereza; ORTIZ MONTEIRO, Patricia Diana Edith Belfort de Souza e Camargo. Representações Sociais de professores em Educação Ambiental de escolas públicas municipais. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 281–297, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2648. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2648. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2018-08-20
Accepted 2018-11-21
Published 2018-12-30