A perspectiva interacionista do ensino de língua portuguesa: contribuições a Educação Ambiental

Authors

  • Joelma Madruga Furtado Universidade Federal do Rio Grande
  • Darlene Silveira Cabrera Universidade Federal do Rio Grande
  • Denise Bastos das Neves Universidade Federal do Rio Grande
  • Luis Fernando Minasi Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2601

Keywords:

Ensino de Língua Portuguesa, Perspectiva Sociointeracionista, Educação Ambiental.

Abstract

O presente trabalho emerge da discussão acerca da temática da proposta do ensino de Língua Portuguesa embasada na concepção interacionista orientada pelos PCNs, os quais indicam o trabalho a partir dos Gêneros Textuais, documento que também traz à discussão a necessidade do desenvolvimento dos Temas Transversais por meio de todas as disciplinas, entre eles a Educação Ambiental. Temática essa que deve permear a formação de professores de Língua Portuguesa, tendo em vista a necessidade de discuti-la, possibilitando, assim, a sua inferência em todas as Etapas e Modalidades de ensino, oportunizando aos professores envolvidos sentirem-se pertencentes a esses espaços, como também comprometidos tanto com sua formação inicial quanto com a formação continuada, no que diz respeito ao trabalho com a linguagem numa perspectiva sociointeracionista. Concepção esta que considera a linguagem como produto da interação social, tratando de reintroduzir nos estudos da linguagem o aspecto social, interacional, comprometida com uma educação linguística que transforme para melhor a vida das pessoas.

Author Biography

  • Joelma Madruga Furtado, Universidade Federal do Rio Grande
    Professora de Língua Portuguesa na Rede Municipal e estadual, Assessora Pedagógica da SMEd, Mestranda em Educação Ambiental

Published

2018-12-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

FURTADO, Joelma Madruga; CABRERA, Darlene Silveira; NEVES, Denise Bastos das; MINASI, Luis Fernando. A perspectiva interacionista do ensino de língua portuguesa: contribuições a Educação Ambiental. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 369–378, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2601. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2601. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2018-06-06
Accepted 2018-08-01
Published 2018-12-30