Ideologias e práxis de ensino de Educação Ambiental Crítica escolar

Authors

  • Magno da Conceição Peneluc Rede de educação do estado de Sergipe
  • Edilson Fortuna de Moradillo Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2589

Keywords:

Educação Ambiental Crítica, Ideologia, Formação de Professores.

Abstract

O presente artigo investigou, no âmbito da formação inicial de professores, como ideologias capitalistas interferem em práxis educacionais relativas à Educação Ambiental Crítica (EAC) escolar. Investigou-se como as ideologias relativas à água enquanto recurso socioambiental, a qual é concebida pela sociedade como repleta de objetivações relacionadas à ética e à lógica capitalista, podem ser relevantes em práxis pedagógicas. As ideologias não tratam necessariamente de representações deturpadas da realidade; mas estão sempre relacionadas a dadas práticas sociais que definem a ação dos indivíduos, e instrumentalizam o ser social em sua ação política.

Published

2018-12-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

PENELUC, Magno da Conceição; MORADILLO, Edilson Fortuna de. Ideologias e práxis de ensino de Educação Ambiental Crítica escolar. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 334–354, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2589. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2589. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2018-05-24
Accepted 2018-11-21
Published 2018-12-30