Ideologias e práxis de ensino de Educação Ambiental Crítica escolar

Autores

  • Magno da Conceição Peneluc Rede de educação do estado de Sergipe
  • Edilson Fortuna de Moradillo Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2589

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, Ideologia, Formação de Professores.

Resumo

O presente artigo investigou, no âmbito da formação inicial de professores, como ideologias capitalistas interferem em práxis educacionais relativas à Educação Ambiental Crítica (EAC) escolar. Investigou-se como as ideologias relativas à água enquanto recurso socioambiental, a qual é concebida pela sociedade como repleta de objetivações relacionadas à ética e à lógica capitalista, podem ser relevantes em práxis pedagógicas. As ideologias não tratam necessariamente de representações deturpadas da realidade; mas estão sempre relacionadas a dadas práticas sociais que definem a ação dos indivíduos, e instrumentalizam o ser social em sua ação política.

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Publicado

30-12-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PENELUC, Magno da Conceição; MORADILLO, Edilson Fortuna de. Ideologias e práxis de ensino de Educação Ambiental Crítica escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 13, n. 4, p. 334–354, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2589. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2589. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2018-05-24
Aprovado 2018-11-21
Publicado 2018-12-30