Ideologias e práxis de ensino de Educação Ambiental Crítica escolar

Autores

  • Magno da Conceição Peneluc Rede de educação do estado de Sergipe
  • Edilson Fortuna de Moradillo Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2589

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, Ideologia, Formação de Professores.

Resumo

O presente artigo investigou, no âmbito da formação inicial de professores, como ideologias capitalistas interferem em práxis educacionais relativas à Educação Ambiental Crítica (EAC) escolar. Investigou-se como as ideologias relativas à água enquanto recurso socioambiental, a qual é concebida pela sociedade como repleta de objetivações relacionadas à ética e à lógica capitalista, podem ser relevantes em práxis pedagógicas. As ideologias não tratam necessariamente de representações deturpadas da realidade; mas estão sempre relacionadas a dadas práticas sociais que definem a ação dos indivíduos, e instrumentalizam o ser social em sua ação política.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Peneluc, M. da C., & Moradillo, E. F. de. (2018). Ideologias e práxis de ensino de Educação Ambiental Crítica escolar. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(4), 334–354. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2589

Edição

Seção

Artigos
Recebido em 2018-05-24
Aceito em 2018-11-21
Publicado em 2018-12-30