Tecnologias digitais: criação e utilização de mídias sociais como ferramenta educacional para a temática ambiental e o ensino de ciências

Authors

  • Vitória Catarina Cardoso Martins Universidade do Estado do Pará -UEPA
  • Raquel Macedo Cardoso Universidade do Estado do Pará-UEPA
  • Altem Nascimento Pontes Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará.
  • Aldo Nascimento Pontes professor Ref. III da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba-SP.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2583

Keywords:

Recursos Tecnológicos, Edublog, Educação em Ciências, Educação Ambiental.

Abstract

Este trabalho teve como objetivo apresentar o blog educativo (edublog) como ferramenta educacional para o ensino de Ciências e Educação Ambiental. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, que permitiram a identificação das temáticas ambientais que mais causavam interesse dos estudantes da educação básica e do ensino superior de diferentes instituições de ensino de Belém-PA. Com base nas respostas obtidas, foram selecionados 22 temas e, na sequência, desenvolveu-se o edublog e uma página no facebook. Após a aplicação com uma turma de graduação, os resultados indicaram que para ser empregado em sala de aula o professor deve conhecer os materiais a serem utilizados para que proporcionem uma aprendizagem colaborativa.

Author Biographies

  • Vitória Catarina Cardoso Martins, Universidade do Estado do Pará -UEPA
    Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Naturais com habilitação em Química pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).
  • Raquel Macedo Cardoso, Universidade do Estado do Pará-UEPA
    Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Naturais com habilitação em Química pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).
  • Altem Nascimento Pontes, Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará.
    Doutor em Ciências, na modalidade Física, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Pará e Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará.
  • Aldo Nascimento Pontes, professor Ref. III da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba-SP.
    Doutor em Educação (área: Didática, teorias de ensino e práticas escolares) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP. É professor Ref. III da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba-SP.

Published

2018-12-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

MARTINS, Vitória Catarina Cardoso; CARDOSO, Raquel Macedo; PONTES, Altem Nascimento; PONTES, Aldo Nascimento. Tecnologias digitais: criação e utilização de mídias sociais como ferramenta educacional para a temática ambiental e o ensino de ciências. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 190–206, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2583. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2583. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2018-05-10
Accepted 2018-11-21
Published 2018-12-30