Tecnologias digitais: criação e utilização de mídias sociais como ferramenta educacional para a temática ambiental e o ensino de ciências

Autores

  • Vitória Catarina Cardoso Martins Universidade do Estado do Pará -UEPA
  • Raquel Macedo Cardoso Universidade do Estado do Pará-UEPA
  • Altem Nascimento Pontes Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará.
  • Aldo Nascimento Pontes professor Ref. III da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba-SP.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2583

Palavras-chave:

Recursos Tecnológicos, Edublog, Educação em Ciências, Educação Ambiental.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo apresentar o blog educativo (edublog) como ferramenta educacional para o ensino de Ciências e Educação Ambiental. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, que permitiram a identificação das temáticas ambientais que mais causavam interesse dos estudantes da educação básica e do ensino superior de diferentes instituições de ensino de Belém-PA. Com base nas respostas obtidas, foram selecionados 22 temas e, na sequência, desenvolveu-se o edublog e uma página no facebook. Após a aplicação com uma turma de graduação, os resultados indicaram que para ser empregado em sala de aula o professor deve conhecer os materiais a serem utilizados para que proporcionem uma aprendizagem colaborativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitória Catarina Cardoso Martins, Universidade do Estado do Pará -UEPA

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Naturais com habilitação em Química pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Raquel Macedo Cardoso, Universidade do Estado do Pará-UEPA

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Naturais com habilitação em Química pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Altem Nascimento Pontes, Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará.

Doutor em Ciências, na modalidade Física, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Pará e Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará.

Aldo Nascimento Pontes, professor Ref. III da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba-SP.

Doutor em Educação (área: Didática, teorias de ensino e práticas escolares) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP. É professor Ref. III da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba-SP.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Martins, V. C. C., Cardoso, R. M., Pontes, A. N., & Pontes, A. N. (2018). Tecnologias digitais: criação e utilização de mídias sociais como ferramenta educacional para a temática ambiental e o ensino de ciências. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(4), 190–206. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2583

Edição

Seção

Artigos
Recebido em 2018-05-10
Aceito em 2018-11-21
Publicado em 2018-12-30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)