Conhecer para conservar: reconhecimento da fauna nativa do cerrado por alunos do Distrito Federal

Autores

  • Raphael Igor Dias Centro Universitário de Brasília
  • Brenda Elias dos Reis Graduação em Ciências Biológicas no Centro Universitário de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2540

Palavras-chave:

Conservação, Diversidade Biológica, Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Espécie Ameaçada.

Resumo

O conhecimento sobre biodiversidade local por parte da população é um componente importante para o sucesso de políticas de conservação. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi investigar o conhecimento de alunos do ensino fundamental em relação à fauna do Cerrado e sobre conceitos relacionados à conservação das espécies através da aplicação de questionários. Percebeu-se que os participantes identificaram mais espécies exóticas do que as nativas. Apesar de não reconhecerem com facilidade as espécies nativas, a maioria dos alunos demonstrou conhecer os conceitos de espécie ameaçada e extinta. O desconhecimento dos alunos sobre as espécies nativas pode estar relacionado a uma maior exposição, tanto na mídia quanto nos próprios livros didáticos de informações sobre espécies exóticas.

Downloads

Publicado

30-12-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DIAS, Raphael Igor; REIS, Brenda Elias dos. Conhecer para conservar: reconhecimento da fauna nativa do cerrado por alunos do Distrito Federal. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 13, n. 4, p. 260–280, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2540. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2540. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2018-01-24
Aprovado 2018-10-17
Publicado 2018-12-30