Conhecer para conservar: reconhecimento da fauna nativa do cerrado por alunos do Distrito Federal

Autores

  • Raphael Igor Dias Centro Universitário de Brasília
  • Brenda Elias dos Reis Graduação em Ciências Biológicas no Centro Universitário de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2540

Palavras-chave:

Conservação, Diversidade Biológica, Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Espécie Ameaçada.

Resumo

O conhecimento sobre biodiversidade local por parte da população é um componente importante para o sucesso de políticas de conservação. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi investigar o conhecimento de alunos do ensino fundamental em relação à fauna do Cerrado e sobre conceitos relacionados à conservação das espécies através da aplicação de questionários. Percebeu-se que os participantes identificaram mais espécies exóticas do que as nativas. Apesar de não reconhecerem com facilidade as espécies nativas, a maioria dos alunos demonstrou conhecer os conceitos de espécie ameaçada e extinta. O desconhecimento dos alunos sobre as espécies nativas pode estar relacionado a uma maior exposição, tanto na mídia quanto nos próprios livros didáticos de informações sobre espécies exóticas.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Dias, R. I., & Reis, B. E. dos. (2018). Conhecer para conservar: reconhecimento da fauna nativa do cerrado por alunos do Distrito Federal. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(4), 260–280. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2540

Edição

Seção

Artigos
Recebido em 2018-01-24
Aceito em 2018-10-17
Publicado em 2018-12-30