A temática ambiental em escolas públicas no Amazonas: análise a partir de projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Ciência na Escola – PCE

Autores

  • Karina Milhomem Universidade Federal do Amazonas
  • Maria Olívia Simão Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2539

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Projetos Escolares, Ensino Formal.

Resumo

Acreditamos que a educação se constitui como uma poderosa ferramenta de intervenção no mundo para a construção de novos conceitos e consequente mudança de hábitos. O objetivo deste trabalho consistiu em averiguar a presença da temática ambiental nas escolas públicas do Amazonas no âmbito do Programa Ciência na Escola - PCE, que é um programa de incentivo à iniciação científica para estudantes da educação básica e é mantido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM. Foram analisados projetos que traziam a temática ambiental como objeto de pesquisa. Os resultados aqui apresentados foram obtidos a partir da análise de editais, decisões, projetos e seus respectivos relatórios. Pôde-se observar que esta temática não é prioridade nos projetos desenvolvidos, pois somente 8% deles, nos anos de 2014 e 2015, trouxeram esta abordagem como tema de pesquisa.

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Publicado

30-09-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MILHOMEM, Karina; SIMÃO, Maria Olívia. A temática ambiental em escolas públicas no Amazonas: análise a partir de projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Ciência na Escola – PCE. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 13, n. 3, p. 162–176, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2539. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2539. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2018-01-23
Aprovado 2018-07-03
Publicado 2018-09-30