A temática ambiental em escolas públicas no Amazonas: análise a partir de projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Ciência na Escola – PCE

Autores

  • Karina Milhomem Universidade Federal do Amazonas
  • Maria Olívia Simão Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2539

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Projetos Escolares, Ensino Formal.

Resumo

Acreditamos que a educação se constitui como uma poderosa ferramenta de intervenção no mundo para a construção de novos conceitos e consequente mudança de hábitos. O objetivo deste trabalho consistiu em averiguar a presença da temática ambiental nas escolas públicas do Amazonas no âmbito do Programa Ciência na Escola - PCE, que é um programa de incentivo à iniciação científica para estudantes da educação básica e é mantido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM. Foram analisados projetos que traziam a temática ambiental como objeto de pesquisa. Os resultados aqui apresentados foram obtidos a partir da análise de editais, decisões, projetos e seus respectivos relatórios. Pôde-se observar que esta temática não é prioridade nos projetos desenvolvidos, pois somente 8% deles, nos anos de 2014 e 2015, trouxeram esta abordagem como tema de pesquisa.

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Publicado

30-09-2018

Como Citar

Milhomem, K., & Simão, M. O. (2018). A temática ambiental em escolas públicas no Amazonas: análise a partir de projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Ciência na Escola – PCE. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(3), 162–176. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2539

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2018-01-23
Aceito: 2018-07-03
Publicado: 2018-09-30