Percepções de professores sobre a Educação Ambiental ao ar livre

Authors

  • Rodrigo Cavasini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS
  • Ana Paula Lima Teixeira
  • Ricardo Demétrio de Souza Petersen Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2507

Keywords:

Ética em Atividades ao Ar Livre, Educação Experiencial, Educação ao Ar Livre, Gestão de Riscos, Esportes de Aventura.

Abstract

Este trabalho investigou as percepções de professores que integraram a equipe de trabalho do PST/Navegar UFRGS sobre a Educação Ambiental ao ar livre. Foram entrevistados onze professores que atuaram entre 2008 e 2014 no referido projeto. A comparação e sistematização das informações obtidas possibilitou a elaboração das seguintes categorias e subcategorias de análise: Aspectos Gerais que está organizada em impactos ambientais, práticas de mínimo impacto, intervenções pedagógicas e propostas avaliativas; Gestão de Riscos que está estruturada em riscos, gestão de riscos em passos e planos de ação; e Relatos de Experiências que está sistematizada em experiências no projeto, interesse dos alunos e experiências em outras instituições.

Published

2018-03-26

Issue

Section

Artigos

How to Cite

CAVASINI, Rodrigo; TEIXEIRA, Ana Paula Lima; PETERSEN, Ricardo Demétrio de Souza. Percepções de professores sobre a Educação Ambiental ao ar livre. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 61–75, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2507. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2507. Acesso em: 13 dec. 2025.
Received 2017-11-22
Accepted 2018-02-05
Published 2018-03-26