Percepções de professores sobre a Educação Ambiental ao ar livre

Autores

  • Rodrigo Cavasini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS
  • Ana Paula Lima Teixeira
  • Ricardo Demétrio de Souza Petersen Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2507

Palavras-chave:

Ética em Atividades ao Ar Livre, Educação Experiencial, Educação ao Ar Livre, Gestão de Riscos, Esportes de Aventura.

Resumo

Este trabalho investigou as percepções de professores que integraram a equipe de trabalho do PST/Navegar UFRGS sobre a Educação Ambiental ao ar livre. Foram entrevistados onze professores que atuaram entre 2008 e 2014 no referido projeto. A comparação e sistematização das informações obtidas possibilitou a elaboração das seguintes categorias e subcategorias de análise: Aspectos Gerais que está organizada em impactos ambientais, práticas de mínimo impacto, intervenções pedagógicas e propostas avaliativas; Gestão de Riscos que está estruturada em riscos, gestão de riscos em passos e planos de ação; e Relatos de Experiências que está sistematizada em experiências no projeto, interesse dos alunos e experiências em outras instituições.

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Publicado

26-03-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CAVASINI, Rodrigo; TEIXEIRA, Ana Paula Lima; PETERSEN, Ricardo Demétrio de Souza. Percepções de professores sobre a Educação Ambiental ao ar livre. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 13, n. 1, p. 61–75, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2507. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2507. Acesso em: 13 jul. 2025.
Recibido 2017-11-22
Aprovado 2018-02-05
Publicado 2018-03-26