Concepções e metodologias para promoção e difusão da bioenergia: uma experiência educativa na escola pública

Authors

  • Jarbiane Silva Dias
  • Tatiane de Lucena Lima

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2495

Keywords:

Bioenergia, Educação, Meio Ambiente, Difusão do Conhecimento.

Abstract

O presente trabalho é resultado de uma intervenção prática com estudantes de uma escola pública da cidade do Salvador (Bahia), tencionando analisar concepções e metodologias capazes de promover a promoção e a difusão do conhecimento científico sobre Bioenergia na escola pública. Para isso, delinearam-se os seguintes objetivos: identificar a percepção dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental sobre Bioenergia através de uma experiência de produção de biodiesel em laboratório; buscar informações em leis e documentos educacionais que articulem os temas Bioenergia, Meio Ambiente e Educação; difundir o conhecimento sobre o uso de energias renováveis no contexto socioeducativo visando agregar valores e práticas sustentáveis na sociedade. Ademais, foi realizada pesquisa documental em leis e documentos educacionais, e utilizados os pressupostos teóricos de Ausubel, Piaget e Vygotsky para referenciar este estudo. Os resultados apresentados indicam que os alunos investigados não possuíam conhecimento prévio sobre energias renováveis e bioenergia, no entanto, pela avaliação dos mesmos, notou-se um avanço significativo, facilitando a assimilação dos conhecimentos acerca desses temas, inclusive por meio de uma cartilha educativa elaborada e socializada com esta finalidade. Na experiência em laboratório, foi utilizada metodologia apoiada numa abordagem construtivista para construção do conhecimento científico sobre a bioenergia.

Published

2018-09-30

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

DIAS, Jarbiane Silva; LIMA, Tatiane de Lucena. Concepções e metodologias para promoção e difusão da bioenergia: uma experiência educativa na escola pública. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 284–198, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2495. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2495. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2017-10-27
Accepted 2018-09-04
Published 2018-09-30