Concepções e metodologias para promoção e difusão da bioenergia: uma experiência educativa na escola pública

Autores

  • Jarbiane Silva Dias
  • Tatiane de Lucena Lima

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2495

Palavras-chave:

Bioenergia, Educação, Meio Ambiente, Difusão do Conhecimento.

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma intervenção prática com estudantes de uma escola pública da cidade do Salvador (Bahia), tencionando analisar concepções e metodologias capazes de promover a promoção e a difusão do conhecimento científico sobre Bioenergia na escola pública. Para isso, delinearam-se os seguintes objetivos: identificar a percepção dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental sobre Bioenergia através de uma experiência de produção de biodiesel em laboratório; buscar informações em leis e documentos educacionais que articulem os temas Bioenergia, Meio Ambiente e Educação; difundir o conhecimento sobre o uso de energias renováveis no contexto socioeducativo visando agregar valores e práticas sustentáveis na sociedade. Ademais, foi realizada pesquisa documental em leis e documentos educacionais, e utilizados os pressupostos teóricos de Ausubel, Piaget e Vygotsky para referenciar este estudo. Os resultados apresentados indicam que os alunos investigados não possuíam conhecimento prévio sobre energias renováveis e bioenergia, no entanto, pela avaliação dos mesmos, notou-se um avanço significativo, facilitando a assimilação dos conhecimentos acerca desses temas, inclusive por meio de uma cartilha educativa elaborada e socializada com esta finalidade. Na experiência em laboratório, foi utilizada metodologia apoiada numa abordagem construtivista para construção do conhecimento científico sobre a bioenergia.

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Publicado

30-09-2018

Como Citar

Dias, J. S., & Lima, T. de L. (2018). Concepções e metodologias para promoção e difusão da bioenergia: uma experiência educativa na escola pública. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(3), 284–198. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2495

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2017-10-27
Aceito: 2018-09-04
Publicado: 2018-09-30