Trilha ecológica pedagógica: um caminho para o ensino da Educação Ambiental em uma escola pública no município de Manaus (AM)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2468

Keywords:

Trilha Ecológica, Percepção Ambiental, Parque do Mindú.

Abstract

A trilha ecológica é uma ferramenta fundamental para desenvolver a percepção e a sensibilização ambiental e, por isso, foi utilizada como proposta de ensino aprendizagem para avaliar a percepção ambiental dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Militar Candido Mariano V. A eficácia da trilha ecológica realizada no Parque do Mindú pode ser avaliada através da aplicação de questionários, onde os resultados mostraram que os alunos tiveram suas percepções aguçadas, a partir de suas observações em contato com a natureza, bem como puderam perceber os problemas ambientais existentes e as ações sustentáveis a serem tomadas. Assim, as trilhas ecológicas podem atuar como prática facilitadora em temas transversais de forma significativa e eficaz.

Author Biography

  • Itani Sampaio de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
    Mestra em Ciências e Meio Ambiente Geologa

Published

2018-06-30

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

OLIVEIRA, Itani Sampaio de. Trilha ecológica pedagógica: um caminho para o ensino da Educação Ambiental em uma escola pública no município de Manaus (AM). Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 153–169, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2468. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2468. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2017-08-13
Accepted 2018-05-30
Published 2018-06-30