A Educação Ambiental enquanto tema transversal no ensino básico e superior do Campus Porto Nacional – IFTO: análise quantitativa e proposta de intervenção

Authors

  • Adriano Souza Freitas Instituto Federal de Alagoas
  • Haroldo Pereira Costa Instituto Federal do Tocantins
  • Marivânia Fernandes Santiago Instituto Federal do Tocantins
  • Liberta Lamarta Favoritto Garcia Instituto Federal do Tocantins
  • Paula Thays Schaiblich Moura Instituto Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2425

Keywords:

Discentes, Documentos, Interdisciplinaridade, Intervenção, Questionário.

Abstract

O objetivo deste trabalho é analisar como a educação ambiental (EA) está sendo trabalhada no campus Porto Nacional-IFTO. Trabalho com enfoque nos discentes, para, por meio das explanações destes, sabermos se o que prescreve as Diretrizes Curriculares para a EA, Parâmetros Curriculares para o Meio Ambiente e a Lei de Diretrizes e Base da Educação (9394/96) estão sendo atendidas na perspectiva da EA. Aplicou-se um questionário cuja divisão se deu em seis etapas, perguntas proeminentemente objetivas dicotômicas. Constatou-se que a EA está sendo trabalhada numa perspectiva mínima e pouco interdisciplinaridade da temática. Assim, infere-se que há necessidade de uma intervenção voltada para uma EA mais sólida no ensino.

Author Biographies

  • Adriano Souza Freitas, Instituto Federal de Alagoas
    Universidade Brasil Professor EBTT, Campus Penedo - IFAL
  • Haroldo Pereira Costa, Instituto Federal do Tocantins
    Universidade Brasil

Published

2018-06-30

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

FREITAS, Adriano Souza; COSTA, Haroldo Pereira; SANTIAGO, Marivânia Fernandes; GARCIA, Liberta Lamarta Favoritto; MOURA, Paula Thays Schaiblich. A Educação Ambiental enquanto tema transversal no ensino básico e superior do Campus Porto Nacional – IFTO: análise quantitativa e proposta de intervenção. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 282–293, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2425. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2425. Acesso em: 6 dec. 2025.
Received 2017-05-10
Accepted 2018-02-19
Published 2018-06-30