Geografia e Educação Ambiental na perspectiva dos mapas mentais em diferentes contextos escolares de Aquidauana (MS)

Authors

  • Larissa Cristina Brandão Cardoso Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • Eva Teixeira dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2367

Keywords:

espaço vivido, meio ambiente, representação

Abstract

A alfabetização em geografia e ambiental tem potencial de se efetivar na prática do ser, ultrapassando o ensino mecânico descontextualizado do cotidiano e espaço vivido. Assim, pensa-se a ambas as perspectivas no contexto escolar dialogando com a prática social do estudante e também do professor. O ensino não deve ser alheio à realidade, ao que é vivido pelo estudante em seu espaço, o “chão”, por meio do cotidiano. Esta pesquisa visou conhecer e analisar o ensino de geografia e educação ambiental em três contextos escolares em Aquidauana, e ideou o espaço enquanto uma produção da sociedade, no qual influencia cada ser na sua relação e percepção espacial e ambiental, configurando uma relação coexistente. Assim, as ‘leituras de mundo’ que procedem do cotidiano no espaço vivido, o ‘chão’, configuram uma geografia viva que produz percepções possibilitadas a ser sistematizadas pelos componentes da educação básica em foco nesta pesquisa, como a escola indígena, a citadina e a pantaneira. A pesquisa foi realizada a partir de levantamentos documentais, bibliográficos e trabalhos de campo. A diversidade dos estudantes se destacou e potencializou a análise dialética das leituras de mundo, enquanto uma construção social. Os cotidianos escolares, dos estudantes e dos professores não são estáticos, pois se tratam do dinamismo do devir do ‘chão’ de todos estes envolvidos. A compreensão espacial e ambiental pode estar para os estudantes com significação a pensar o cotidiano e ser no espaço vivido, e não limitados com conceitos estáticos.

Author Biography

  • Eva Teixeira dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Mestrado em Geografia

Published

2017-06-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

CARDOSO, Larissa Cristina Brandão; SANTOS, Eva Teixeira dos. Geografia e Educação Ambiental na perspectiva dos mapas mentais em diferentes contextos escolares de Aquidauana (MS). Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 355–373, 2017. DOI: 10.34024/revbea.2017.v12.2367. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2367. Acesso em: 14 dec. 2025.
Received 2016-12-29
Accepted 2017-06-14
Published 2017-06-30