Geografia e Educação Ambiental na perspectiva dos mapas mentais em diferentes contextos escolares de Aquidauana (MS)

Autores

  • Larissa Cristina Brandão Cardoso Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • Eva Teixeira dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2367

Palavras-chave:

espaço vivido, meio ambiente, representação

Resumo

A alfabetização em geografia e ambiental tem potencial de se efetivar na prática do ser, ultrapassando o ensino mecânico descontextualizado do cotidiano e espaço vivido. Assim, pensa-se a ambas as perspectivas no contexto escolar dialogando com a prática social do estudante e também do professor. O ensino não deve ser alheio à realidade, ao que é vivido pelo estudante em seu espaço, o “chão”, por meio do cotidiano. Esta pesquisa visou conhecer e analisar o ensino de geografia e educação ambiental em três contextos escolares em Aquidauana, e ideou o espaço enquanto uma produção da sociedade, no qual influencia cada ser na sua relação e percepção espacial e ambiental, configurando uma relação coexistente. Assim, as ‘leituras de mundo’ que procedem do cotidiano no espaço vivido, o ‘chão’, configuram uma geografia viva que produz percepções possibilitadas a ser sistematizadas pelos componentes da educação básica em foco nesta pesquisa, como a escola indígena, a citadina e a pantaneira. A pesquisa foi realizada a partir de levantamentos documentais, bibliográficos e trabalhos de campo. A diversidade dos estudantes se destacou e potencializou a análise dialética das leituras de mundo, enquanto uma construção social. Os cotidianos escolares, dos estudantes e dos professores não são estáticos, pois se tratam do dinamismo do devir do ‘chão’ de todos estes envolvidos. A compreensão espacial e ambiental pode estar para os estudantes com significação a pensar o cotidiano e ser no espaço vivido, e não limitados com conceitos estáticos.

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Biografia do Autor

Eva Teixeira dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrado em Geografia

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Publicado

30-06-2017

Como Citar

Cardoso, L. C. B., & Santos, E. T. dos. (2017). Geografia e Educação Ambiental na perspectiva dos mapas mentais em diferentes contextos escolares de Aquidauana (MS). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 12(2), 355–373. https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2367

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2016-12-29
Aceito: 2017-06-14
Publicado: 2017-06-30