Compreensões sobre a pretensa Educação Ambiental do Estado sob a crítica da ecologia política: as relações entre a EMATER e uma comunidade de pesca artesanal na década de 1990

Authors

  • Lisiane Costa Claro Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS
  • Vilmar Alves Pereira Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2240

Keywords:

Educação Ambiental, Estado, Ecologia Política, EMATER, Pesca Artesanal.

Abstract

A pesquisa ocorre a partir do estudo de dois projetos responsáveis por algumas práticas incentivadas pelo Estado em um espaço pesqueiro artesanal, junto a Laguna dos Patos no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, na década de 90. A Ilha da Torotama (Rio Grande/RS) carrega algumas imagens construídas a partir das intervenções que a EMATER realizou, no período em evidência, ao propor alguns projetos de cunho educativo nesse contexto. Ao utilizar a Análise Documental (LeGoff, 1995), com o auxílio da Ecologia Política, compreende-se que as noções de Educação Ambiental tomadas pelo Estado pautam-se numa racionalidade tecnocêntrica, cientificista, que negligencia os saberes tradicionais das camadas populares.

Author Biographies

  • Lisiane Costa Claro, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS
    Licenciada e Bacharel em História. Mestre em Educação (PPGEDU/FURG). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG).
  • Vilmar Alves Pereira, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS
    Filósofo. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Editor da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental/REMEA.

Published

2016-12-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

CLARO, Lisiane Costa; PEREIRA, Vilmar Alves. Compreensões sobre a pretensa Educação Ambiental do Estado sob a crítica da ecologia política: as relações entre a EMATER e uma comunidade de pesca artesanal na década de 1990. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 11, n. 5, p. 89–100, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2240. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2240. Acesso em: 14 dec. 2025.
Received 2015-11-30
Accepted 2016-12-12
Published 2016-12-30