Educação Ambiental por meio de diagnóstico e monitoramento da Lagoa das Capivaras, em Garopaba (SC)

Authors

  • Cristina Machado Oliveira Faraco Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2231

Keywords:

Educação Ambiental, Diagnóstico, Monitoramento, Sustentabilidade Socioambiental.

Abstract

Este artigo relata experiências de Educação Ambiental na Lagoa das Capivaras realizadas entre 2003 e 2013, na Escola de Educação Básica Professor José Rodrigues Lopes, em Garopaba, SC. Envolvendo turmas de Ensino Fundamental e Médio, foram realizados o diagnóstico ambiental e o monitoramento das qualidades químicas e físicas da água. Os resultados incluem a identificação de 25 espécies botânicas, 29 pássaros, 3 peixes e 3 répteis. As análises da água indicaram predomínio de taxas normais de pH, ferro, ortofosfato e oxigênio, mas também valores altos de amônia e cloretos. Os alunos participantes apresentaram os resultados e trocaram experiências com a comunidade em eventos ligados à educação.

Author Biography

  • Cristina Machado Oliveira Faraco, Universidade do Sul de Santa Catarina
    Mestranda em Educação pela UNISUL, especialista em Gestão Ambiental pelo ISEPG/ACE, graduada em Ciências Biológicas pela UNISINOS e professora titular de Biologia do Estado de Santa Catarina na EEB Prof. José Rodrigues Lopes, em Garopaba.

Published

2016-09-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

FARACO, Cristina Machado Oliveira. Educação Ambiental por meio de diagnóstico e monitoramento da Lagoa das Capivaras, em Garopaba (SC). Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 11, n. 4, p. 10–19, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2231. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2231. Acesso em: 13 dec. 2025.
Received 2015-11-21
Accepted 2016-07-15
Published 2016-09-30