Educação Ambiental por meio de diagnóstico e monitoramento da Lagoa das Capivaras, em Garopaba (SC)

Autores

  • Cristina Machado Oliveira Faraco Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2231

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Diagnóstico, Monitoramento, Sustentabilidade Socioambiental.

Resumo

Este artigo relata experiências de Educação Ambiental na Lagoa das Capivaras realizadas entre 2003 e 2013, na Escola de Educação Básica Professor José Rodrigues Lopes, em Garopaba, SC. Envolvendo turmas de Ensino Fundamental e Médio, foram realizados o diagnóstico ambiental e o monitoramento das qualidades químicas e físicas da água. Os resultados incluem a identificação de 25 espécies botânicas, 29 pássaros, 3 peixes e 3 répteis. As análises da água indicaram predomínio de taxas normais de pH, ferro, ortofosfato e oxigênio, mas também valores altos de amônia e cloretos. Os alunos participantes apresentaram os resultados e trocaram experiências com a comunidade em eventos ligados à educação.

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Biografia do Autor

Cristina Machado Oliveira Faraco, Universidade do Sul de Santa Catarina

Mestranda em Educação pela UNISUL, especialista em Gestão Ambiental pelo ISEPG/ACE, graduada em Ciências Biológicas pela UNISINOS e professora titular de Biologia do Estado de Santa Catarina na EEB Prof. José Rodrigues Lopes, em Garopaba.

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Publicado

30-09-2016

Como Citar

Faraco, C. M. O. (2016). Educação Ambiental por meio de diagnóstico e monitoramento da Lagoa das Capivaras, em Garopaba (SC). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 11(4), 10–19. https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2231

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2015-11-21
Aceito: 2016-07-15
Publicado: 2016-09-30