Ensino técnico em meio ambiente: novas abordagens no interior de Alagoas

Authors

  • Renato de Mei Romero Instituto federal de Alagoas IFAL - Campus Marechal Deodoro
  • Maria Stela Maioli Castilho-Noll UNESP - São José do Rio Preto
  • Monica Ceneviva Bastos Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Assis, SP

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2214

Keywords:

Problematização, Sequencia Didática, Biomonitoramento, Ensino-Aprendizagem, Inovação.

Abstract

A meta deste estudo foi experimentar novas propostas pedagógicas para que o processo de ensino aprendizagem se desenvolva e se diferencie dentro de uma das piores realidades educacionais brasileiras. As técnicas pedagógicas de Sequencia Didática e da Problematização foram empregadas e a eficiência da combinação destes métodos foi avaliada. Como resultados obtivemos um bom desempenho acadêmico, alta frequência e permanência dos alunos nas atividades. Por meio da observação do mapa de palavras, foi possível identificar a valorização das metodologias aplicadas e a satisfação geral do alunado. A partir dos resultados concluímos que as metodologias adotadas funcionaram bem e que a junção destes preceitos pode ajudar na reconstrução de processos educativos mais eficientes.

Author Biography

  • Renato de Mei Romero, Instituto federal de Alagoas IFAL - Campus Marechal Deodoro
    Castilho-Noll, M. S. M.2

Published

2016-09-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

ROMERO, Renato de Mei; CASTILHO-NOLL, Maria Stela Maioli; BASTOS, Monica Ceneviva. Ensino técnico em meio ambiente: novas abordagens no interior de Alagoas. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 11, n. 4, p. 243–252, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2214. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2214. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2015-10-26
Accepted 2016-09-16
Published 2016-09-30