Ensino técnico em meio ambiente: novas abordagens no interior de Alagoas

Autores

  • Renato de Mei Romero Instituto federal de Alagoas IFAL - Campus Marechal Deodoro
  • Maria Stela Maioli Castilho-Noll UNESP - São José do Rio Preto
  • Monica Ceneviva Bastos Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Assis, SP

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2214

Palavras-chave:

Problematização, Sequencia Didática, Biomonitoramento, Ensino-Aprendizagem, Inovação.

Resumo

A meta deste estudo foi experimentar novas propostas pedagógicas para que o processo de ensino aprendizagem se desenvolva e se diferencie dentro de uma das piores realidades educacionais brasileiras. As técnicas pedagógicas de Sequencia Didática e da Problematização foram empregadas e a eficiência da combinação destes métodos foi avaliada. Como resultados obtivemos um bom desempenho acadêmico, alta frequência e permanência dos alunos nas atividades. Por meio da observação do mapa de palavras, foi possível identificar a valorização das metodologias aplicadas e a satisfação geral do alunado. A partir dos resultados concluímos que as metodologias adotadas funcionaram bem e que a junção destes preceitos pode ajudar na reconstrução de processos educativos mais eficientes.

Biografia do Autor

  • Renato de Mei Romero, Instituto federal de Alagoas IFAL - Campus Marechal Deodoro
    Castilho-Noll, M. S. M.2

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Publicado

30-09-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ROMERO, Renato de Mei; CASTILHO-NOLL, Maria Stela Maioli; BASTOS, Monica Ceneviva. Ensino técnico em meio ambiente: novas abordagens no interior de Alagoas. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 11, n. 4, p. 243–252, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2214. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2214. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2015-10-26
Aprovado 2016-09-16
Publicado 2016-09-30