As políticas de Educação Ambiental e suas repercussões sobre o planejamento da educação básica no ensino público brasileiro

Authors

  • João Paulo Gomes de Vasconcelos Aragão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Joao Pessoa, PB

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2165

Keywords:

Políticas de Educação Ambiental, Educação Básica, Ensino Público, Professorado.

Abstract

O objetivo deste trabalho foi “analisar as políticas de educação ambiental no Brasil e suas repercussões sobre o planejamento da educação básica no ensino público”. Para tanto, a discussão fundamenta-se em referencial teórico sobre educação ambiental crítica e considera a atuação do Estado como importante agente social de condução das políticas públicas de educação. Observada a relevância do tema e sua necessidade de aprofundamento teórico e empírico, sugerem-se ao fim do trabalho eixos de análise para propostas de pesquisa em diferentes realidades de recorte municipal ou estadual no Brasil. A tese aqui proposta repousa na ideia de que há uma desarticulação entre as políticas de educação ambiental e o planejamento da educação básica no Brasil, especialmente no contexto material do professorado, seja na esfera pública municipal ou estadual.

Author Biography

  • João Paulo Gomes de Vasconcelos Aragão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Joao Pessoa, PB
    Licenciado em Geografia e Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade de Pernambuco - UPE; Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/DCG/PRODEMA; Doutorando pelo Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPE/DCG/PRODEMA; Professor efetivo da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba IFPB.

Published

2016-06-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

ARAGÃO, João Paulo Gomes de Vasconcelos. As políticas de Educação Ambiental e suas repercussões sobre o planejamento da educação básica no ensino público brasileiro. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 263–278, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2165. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2165. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2015-08-10
Accepted 2016-06-07
Published 2016-06-30