As políticas de Educação Ambiental e suas repercussões sobre o planejamento da educação básica no ensino público brasileiro

Autores

  • João Paulo Gomes de Vasconcelos Aragão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Joao Pessoa, PB

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2165

Palavras-chave:

Políticas de Educação Ambiental, Educação Básica, Ensino Público, Professorado.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi “analisar as políticas de educação ambiental no Brasil e suas repercussões sobre o planejamento da educação básica no ensino público”. Para tanto, a discussão fundamenta-se em referencial teórico sobre educação ambiental crítica e considera a atuação do Estado como importante agente social de condução das políticas públicas de educação. Observada a relevância do tema e sua necessidade de aprofundamento teórico e empírico, sugerem-se ao fim do trabalho eixos de análise para propostas de pesquisa em diferentes realidades de recorte municipal ou estadual no Brasil. A tese aqui proposta repousa na ideia de que há uma desarticulação entre as políticas de educação ambiental e o planejamento da educação básica no Brasil, especialmente no contexto material do professorado, seja na esfera pública municipal ou estadual.

Biografia do Autor

  • João Paulo Gomes de Vasconcelos Aragão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Joao Pessoa, PB
    Licenciado em Geografia e Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade de Pernambuco - UPE; Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/DCG/PRODEMA; Doutorando pelo Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPE/DCG/PRODEMA; Professor efetivo da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba IFPB.

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Publicado

30-06-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ARAGÃO, João Paulo Gomes de Vasconcelos. As políticas de Educação Ambiental e suas repercussões sobre o planejamento da educação básica no ensino público brasileiro. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 11, n. 2, p. 263–278, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2165. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2165. Acesso em: 16 jul. 2025.
Recibido 2015-08-10
Aprovado 2016-06-07
Publicado 2016-06-30