Educação Ambiental e agroecologia na educação do campo: uma análise de sua relação com o entorno produtivo

Authors

  • Robson Olivino Paim Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2152

Keywords:

Educação Ambiental, Educação do Campo, Agroecologia.

Abstract

Este texto enfoca os resultados de estudo realizado com o objetivo de avaliar como um curso técnico em agroecologia, desenvolvido em um assentamento da reforma agrária, entendido em sua totalidade como um processo de Educação Ambiental na perspectiva política e pedagógica da Educação do Campo, contribui para o desenvolvimento agroecológico do Assentamento, na perspectiva da transição agroecológica (CAPORAL, 2009) e em contraposição à lógica de mercado que envolve o agronegócio. Com base na análise de entrevistas e questionários aplicados a estudantes e responsáveis pelas propriedades agrícolas familiares, indica os principais elementos que contribuem para a não-efetivação das propostas defendidas pelo curso e propõe o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental na perspectiva emancipatória-popular. Palavras-chave: Educação Ambiental. Educação do Campo. Agroecologia

Author Biography

  • Robson Olivino Paim, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC
    Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa Geografia em Processos Educativos. Professor do curso de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Published

2016-06-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

PAIM, Robson Olivino. Educação Ambiental e agroecologia na educação do campo: uma análise de sua relação com o entorno produtivo. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 240–262, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2152. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2152. Acesso em: 18 dec. 2025.
Received 2015-07-30
Accepted 2016-03-30
Published 2016-06-30