Vozes do Arroio Pampa e Peri (Novo Hamburgo/RS): a educomunicação como proposta pedagógica para a Educação Ambiental

Authors

  • Adriana Backes Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, Novo Hamburgo, RS
  • Caio Floriano dos Santos Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2144

Keywords:

Educação Ambiental, Educomunicação, Justiça Ambiental, Arroios.

Abstract

O presente artigo apresenta o projeto de Educação Ambiental realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Deodoro da Fonseca, com o objetivo de retratar as problemáticas socioambientais (entre elas, a poluição e os alagamentos) vividas pela comunidade escolar, que mora no entorno dos arroios Peri e Pampa, no município de Novo Hamburgo, dando voz aos diferentes atores sociais envolvidos nessa realidade. Como metodologia, utilizamos a Educomunicação, a fim de elaborar um documentário que foi denominado “Vozes do Arroio Pampa e Peri”, produzido pelos alunos e exibido à comunidade, possibilitando o reconhecimento e a problematização crítica da realidade encontrada, ampliando e complexificando o debate, que inclui questões políticas, sociais e de justiça ambiental.

Author Biographies

  • Adriana Backes, Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, Novo Hamburgo, RS
    Pedagoga (FEEVALE). Especialista em Educação Ambiental (UAB/FURG)
  • Caio Floriano dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS
    Oceanógrafo (UNIVALI). Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (UDESC). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG) - Bolsista FAPERGS/CAPES.

Published

2016-03-31

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

BACKES, Adriana; DOS SANTOS, Caio Floriano. Vozes do Arroio Pampa e Peri (Novo Hamburgo/RS): a educomunicação como proposta pedagógica para a Educação Ambiental. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 335–354, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2144. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2144. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2015-07-22
Accepted 2016-03-11
Published 2016-03-31