Vozes do Arroio Pampa e Peri (Novo Hamburgo/RS): a educomunicação como proposta pedagógica para a Educação Ambiental

Autores

  • Adriana Backes Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, Novo Hamburgo, RS
  • Caio Floriano dos Santos Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2144

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educomunicação, Justiça Ambiental, Arroios.

Resumo

O presente artigo apresenta o projeto de Educação Ambiental realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Deodoro da Fonseca, com o objetivo de retratar as problemáticas socioambientais (entre elas, a poluição e os alagamentos) vividas pela comunidade escolar, que mora no entorno dos arroios Peri e Pampa, no município de Novo Hamburgo, dando voz aos diferentes atores sociais envolvidos nessa realidade. Como metodologia, utilizamos a Educomunicação, a fim de elaborar um documentário que foi denominado “Vozes do Arroio Pampa e Peri”, produzido pelos alunos e exibido à comunidade, possibilitando o reconhecimento e a problematização crítica da realidade encontrada, ampliando e complexificando o debate, que inclui questões políticas, sociais e de justiça ambiental.

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Biografia do Autor

Adriana Backes, Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, Novo Hamburgo, RS

Pedagoga (FEEVALE). Especialista em Educação Ambiental (UAB/FURG)

Caio Floriano dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Oceanógrafo (UNIVALI). Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (UDESC). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG) - Bolsista FAPERGS/CAPES.

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Publicado

2016-03-31

Como Citar

Backes, A., & dos Santos, C. F. (2016). Vozes do Arroio Pampa e Peri (Novo Hamburgo/RS): a educomunicação como proposta pedagógica para a Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 11(1), 335–354. https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2144

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido em 2015-07-22
Aceito em 2016-03-11
Publicado em 2016-03-31