Importância da Educação Ambiental e meio ambiente na escola: uma percepção da realidade na escola municipal Comendador Cortez em Parnaíba (PI)

Autores

  • Vera Lucia Tavares de Brito Universidade Estadual do Piauí, Piracuruca, PI
  • Lorran Andre Moraes Universidade Estadual do Piauí, Piracuruca, PI
  • Roselis Ribeiro Barbosa Machado Universidade Estadual do Piauí, Piracuruca, PI
  • Maria de Fátima Veras Araújo Universidade Estadual do Piauí, Piracuruca, PI

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2139

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Meio Ambiente, Escola.

Resumo

Nos últimos anos, a discussão sobre os problemas ambientais globais se intensificou, e a EA (Educação Ambiental) surgiu como resposta às necessidades a essas discussões, se tornando indispensável ser estudada nas escolas, como forma de assegurar um futuro equilibrado entre a humanidade e a existência do planeta. Este trabalho avalia a percepção sobre Educação Ambiental (EA) e meio ambiente de estudantes e professores na escola municipal Comendador Cortez, no município de Parnaíba - PI, diagnosticando ainda a forma como vem sendo trabalhada, o conhecimento que possuem sobre o assunto e como o recebem na referida escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo, sobre informações do objeto de estudo. Através desta, constatou-se que a temática Educação Ambiental é trabalhada poucas vezes em sala de aula, de forma isolada, em algumas disciplinas, especialmente as relacionadas com o meio ambiente, sendo que a transversalidade exigida pelos documentos oficiais, como os PCNs, não acontece.

Biografia do Autor

  • Vera Lucia Tavares de Brito, Universidade Estadual do Piauí, Piracuruca, PI
    Acadêmica do curso de ciências biológicas da Universidade Estadual do Piauí -UESPI,campos de Piracuruca -PI
  • Lorran Andre Moraes, Universidade Estadual do Piauí, Piracuruca, PI
    Biólogo, bi-graduado em Ciências Biológicas – UFPI e UESPI, Pós-graduado em Gestão e Educação Ambiental-UESPI, Professor tutor do Curso de pós-graduação em Gestão e Educação Ambiental do NEAD/UESPI. Colaborador do Grupo de Pesquisa em Paisagismo e Meio Ambiente - NUPEMAP / UESPI. Email: lorranbio@hotmail.com
  • Roselis Ribeiro Barbosa Machado, Universidade Estadual do Piauí, Piracuruca, PI
    Bióloga, Doutora em Geografia/UFPE. Professora Adjunta III do Centro de Ciências da Natureza – CCN – UESPI. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Paisagismo e Meio Ambiente - NUPEMAP / UESPI.
  • Maria de Fátima Veras Araújo, Universidade Estadual do Piauí, Piracuruca, PI
    Bióloga, Doutora em Geografia/UFPE. Professora Adjunta II do Centro de Ciências da Natureza – CCN – UESPI. Colaboradora do Grupo de Pesquisa em Paisagismo e Meio Ambiente - NUPEMAP / UESPI.

Downloads

Publicado

30-06-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BRITO, Vera Lucia Tavares de; MORAES, Lorran Andre; MACHADO, Roselis Ribeiro Barbosa; ARAÚJO, Maria de Fátima Veras. Importância da Educação Ambiental e meio ambiente na escola: uma percepção da realidade na escola municipal Comendador Cortez em Parnaíba (PI). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 11, n. 2, p. 22–42, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2139. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2139. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2015-07-19
Aprovado 2016-04-27
Publicado 2016-06-30