Importância da Educação Ambiental e meio ambiente na escola: uma percepção da realidade na escola municipal Comendador Cortez em Parnaíba (PI)

Autores

  • Vera Lucia Tavares de Brito Universidade Estadual do Piauí, Piracuruca, PI
  • Lorran Andre Moraes Universidade Estadual do Piauí, Piracuruca, PI
  • Roselis Ribeiro Barbosa Machado Universidade Estadual do Piauí, Piracuruca, PI
  • Maria de Fátima Veras Araújo Universidade Estadual do Piauí, Piracuruca, PI

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2139

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Meio Ambiente, Escola.

Resumo

Nos últimos anos, a discussão sobre os problemas ambientais globais se intensificou, e a EA (Educação Ambiental) surgiu como resposta às necessidades a essas discussões, se tornando indispensável ser estudada nas escolas, como forma de assegurar um futuro equilibrado entre a humanidade e a existência do planeta. Este trabalho avalia a percepção sobre Educação Ambiental (EA) e meio ambiente de estudantes e professores na escola municipal Comendador Cortez, no município de Parnaíba - PI, diagnosticando ainda a forma como vem sendo trabalhada, o conhecimento que possuem sobre o assunto e como o recebem na referida escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo, sobre informações do objeto de estudo. Através desta, constatou-se que a temática Educação Ambiental é trabalhada poucas vezes em sala de aula, de forma isolada, em algumas disciplinas, especialmente as relacionadas com o meio ambiente, sendo que a transversalidade exigida pelos documentos oficiais, como os PCNs, não acontece.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lucia Tavares de Brito, Universidade Estadual do Piauí, Piracuruca, PI

Acadêmica do curso de ciências biológicas da Universidade Estadual do Piauí -UESPI,campos de Piracuruca -PI

Lorran Andre Moraes, Universidade Estadual do Piauí, Piracuruca, PI

Biólogo, bi-graduado em Ciências Biológicas – UFPI e UESPI, Pós-graduado em Gestão e Educação Ambiental-UESPI, Professor tutor do Curso de pós-graduação em Gestão e Educação Ambiental do NEAD/UESPI. Colaborador do Grupo de Pesquisa em Paisagismo e Meio Ambiente - NUPEMAP / UESPI. Email: lorranbio@hotmail.com

Roselis Ribeiro Barbosa Machado, Universidade Estadual do Piauí, Piracuruca, PI

Bióloga, Doutora em Geografia/UFPE. Professora Adjunta III do Centro de Ciências da Natureza – CCN – UESPI. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Paisagismo e Meio Ambiente - NUPEMAP / UESPI.

Maria de Fátima Veras Araújo, Universidade Estadual do Piauí, Piracuruca, PI

Bióloga, Doutora em Geografia/UFPE. Professora Adjunta II do Centro de Ciências da Natureza – CCN – UESPI. Colaboradora do Grupo de Pesquisa em Paisagismo e Meio Ambiente - NUPEMAP / UESPI.

Downloads

Publicado

30-06-2016

Como Citar

Brito, V. L. T. de, Moraes, L. A., Machado, R. R. B., & Araújo, M. de F. V. (2016). Importância da Educação Ambiental e meio ambiente na escola: uma percepção da realidade na escola municipal Comendador Cortez em Parnaíba (PI). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 11(2), 22–42. https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2139

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2015-07-19
Aceito: 2016-04-27
Publicado: 2016-06-30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.